Turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão já podem entrar sem visto no Brasil

A expectativa é que o país passe a receber 12 milhões de estrangeiros por ano

turistas estrangeiros
Um dos turistas estrangeiros isentos de visto sendo recebido no Galeão

Os primeiros turistas beneficiados com a isenção de visto para o Brasil foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 17/06, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite.

O secretário ressaltou que o Governo do Estado trabalhou muito para essa conquista, que é fundamental para que mais visitantes venham para o Rio de Janeiro.

– Nossa intenção agora é fazer uma promoção forte nos Estados Unidos para que a ferramenta, que é uma novidade, possa chegar ao conhecimento de todos os americanos que queiram viajar. Hoje o Brasil recebe 6,5 milhões de turistas estrangeiros e o Rio de Janeiro 2,3 milhões, número muito aquém do potencial que o nosso Estado possui.

Aumento do Fluxo

Esta ação vai facilitar o fluxo de viajantes, aumentando a entrada de visitantes estrangeiros. A expectativa é que o país passe a receber 12 milhões de estrangeiros por ano, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que este é um momento histórico.

– É uma importante iniciativa que vai incrementar a nossa economia com pelo menos mais US$ 1 bilhão todos os anos. O Rio de Janeiro é o principal portão de entrada de turistas de lazer e vai ganhar muito com esta medida.

Segundo as novas regras, os visitantes dos países liberados de vistos poderão permanecer até 90 dias, prorrogáveis por igual período, desde que não supere 180 dias, a cada doze meses, contados a partir da data da primeira entrada. As regras se aplicam a portadores de passaportes válidos em viagens de turismo ou negócios, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais de interesse nacional. A medida é válida, ainda, para turistas em trânsito.