Rio recebe Arte de Portas Abertas nos dias 20 e 21 de julho

Com participação de mais 40 artistas visuais e público médio de 15 mil visitantes, edição terá palestras de Anna Bella Geiger e Sandra Tucci, abertura com Coral Encanta Santa e dezenas de obras em ateliers, museus, galerias e centros culturais por todo o bairro

Atelier Marcius Tristão Atrator 5 Escultura

A 29.ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa promovida pela Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais Chave Mestra – está confirmada para 20 e 21 de julho (sábado e domingo), de 10 às 18 horas, no tradicional bairro carioca. Em 2019, serão celebrados quinze anos da associação com visitação de ateliers, espaços culturais e intensa programação artística.

Abertura

O evento será aberto no dia 19 de julho, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com inauguração de exposição coletiva e palestra de Paco de Assis sobre os desafios do associativismo na área cultural. Em seguida, o Coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles. Trabalhos dos artistas associados estarão à venda no Instagram @arte_de_portas_abertas .

Destaques

O destaque é a participação de Anna Bella Geiger, recentemente em cartaz no Museu de Arte Moderna com “Aqui é o Centro”. Geiger apresentará, no dia 20 de julho, às 18h, na Casa Amarela, a palestra “Palavra de Artista”, com mediação de Verônica Damasceno, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ. Outro destaque na Casa Amarela é a exposição dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Luiz Bhering e a individual de Deborah Costa.

Os ateliês de Claudio Valério Teixeira, Getúlio Damado, Pedro Grapiúna, Marcius Tristão e o Espaço Donana oferecem belas surpresas ao público, que também poderá visitar o trabalho de Ziza Dourado no Museu da Chácara do Céu.

A exposição no Centro Cultural Laurinda Santos exibe talentos como Clara Cavendish, Ana Moura, Anísio Couto, Regina Marconi e Carmen Givoni. Além da mostra coletiva com artistas da Chave Mestra, o local receberá no dia 20 de julho, às 14h, palestra com a artista Sandra Tucci, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Curadoria em Artes do SENAC-SP.

Ao longo do evento, com curadoria de Osvaldo Carvalho e Juliano Guilherme, o Largo das Neves acolherá, ao longo do dia, oficina de estêncil do coletivo Nata Família, além de apresentações de artistas como Nave Dantes e Wagner José e seu Bando. No domingo, 21 de julho, o público poderá acompanhar a realização da pintura mural “Cadê o Bonde da Paula Mattos” do artista Dhavid Amadeus. O encerramento do evento terá a apresentação do “Cacau Amaral e Boi da Lua Cheia com Cacuriá”, domingo, 21, às 19 h, no Largo das Neves.

O Arte de Portas Abertas 2019 conta ainda com som e comidas típicas no Arraiá do Pontes de Saberes, projeto social de Santa Teresa: no sábado, 20 de julho, as atividades começam às 14 horas com Oficina de Camila Farias.

 Serviço:

Arte de Portas Abertas

Datas e horários: 20 e 21 de julho (sábado e domingo), das 10 às 18h

Abertura: dia 19/07, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306)

Local: Santa Teresa

Entrada gratuita

Classificação Livre