Potencial turístico do Rio de Janeiro impulsiona formação técnica pela Faetec

Mercado em franca expansão, o turismo se aproveita da projeção que o Rio de Janeiro teve como sede dos principais eventos esportivos para seguir atraindo visitantes.

Abertas as inscrições para cursos gratuitos na área do turismo em Cabo Frio
Praia do Forte, Cabo Frio/RJ

O estado, também conhecido como palco de grandes espetáculos, como o Carnaval e o Réveillon, tem potencial para aumentar ainda mais o número de turistas, principalmente para as cidades do interior fluminense. A realização, nesta semana, do Salão Estadual do Turismo é uma prova do esforço do Governo do Estado, que espera receber quatro milhões de turistas até final de 2022.

Para formar mão-de-obra especializada, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tem apostado nos cursos de formação técnica na área: Guia de Turismo, Agenciamento de Viagem e Hospedagem.

Responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional, o guia de turismo também trabalha com informações sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos.

O curso técnico oferecido pela Faetec tem duração de 18 meses e é composto por três módulos. A grade curricular é um dos destaques, com o ensinamento de três idiomas: inglês, espanhol e francês. Há ainda disciplinas voltadas para as áreas da história do Rio de Janeiro, além de conhecimentos básicos de empreendedorismo e comunicação empresarial. Outro ponto fundamental da formação são as aulas práticas fora de sala de aula.