Parque Municipal Anjo Caído

O Local

Última área livre próxima ao Centro de Cabo Frio, localizada entre o Shopping Parklagos e o Canal Itajuru, faceando com a Ilha do Anjo e a Laguna de Araruama.  Local de alimentação de aves migratórias e ponto de passagem para as garças que se dirigem ao Dormitório das Garças. A área é remanescente de antigas Salinas e engloba parte de áreas de Sambaquis tombadas pelo Iphan.

Espaço adequado, pela localização e características,  para a criação de um parque municipal que poderá congregar o Meio Ambiente e a História da cidade. Assista o vídeo e conheça a área:

Objetivos

  1. Preservar e recuperar a área para as gerações futuras;
  2. Compensar a Cidade pelo uso do restante da área para a implantação de um grande loteamento e um shopping;
  3. Impedir a sua utilização pela ocupação imobiliária, que já prevê para o local a construção de duas torres;
  4. Dar para a Cidade um grande espaço de área verde, em local acessível para moradores e turistas;
  5. Criar um corredor ecológico entre o Dormitório das Garças e a Laguna de Araruama de modo a preservar as espécies que ali vivem:

Ideia

Conclamamos os poderes representativos do Município, ambientalistas, moradores e frequentadores da cidade de Cabo Frio a analisar a ideia da criação de uma área verde, que poderia ser denominada como Parque Municipal Anjo Caído *, pela proximidade com o monumento. Um espaço que vai agregar a preservação do Meio Ambiente com a proteção dos remanescentes do antigos Sambaquis ali existentes,  junto com a recuperação do aspecto cultural da atividade salineira em Cabo Frio, desenvolvida no local.

Deixe sua opinião nos comentários

*Idealização Maryane Medeiros