Juacy da Silva
Em 2006, por decisão da ONU, foi instituído o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em parceria com a rede internacional de prevenção da violência contra a pessoa idosa, a ser observado todos os anos em 15 de junho.
Este dia mundial está voltado não apenas à conscientização desta forma de violência, mas também ou fundamentalmente à prevenção, evitando que milhões de pessoas idosas ao redor do mundo continuem sendo vitimas indefesas, a maior parte das vezes (70%) de uma violência que ocorre no ambiente doméstico.
Por mais que a gente possa imaginar diferente, quem mais comete violência contra pessoas idosas são os filhos, filhas, parentes próximos e no máximo 30% dos atos de violência são cometidos fora do ambiente doméstico. Isto não pode continuar impunemente.
Existem diversas formas de violência contra as pessoas idosas, cabendo destacar: a violência física – espancamentos ou às vezes até o assassinato -, a psicológica, a econômica e financeira, a sexual, o abandono, a negligência, humilhação, o trabalho incompatível com a idade e condições físicas da pessoa idosa, chegando em alguns casos a trabalho forçado ou em condição análoga ao trabalho escravo, discriminação e maus tratos.
