Oficina de Reciclagem de Brinquedos da UVA – higienização e restauração (Divulgação)
Meta é restaurar brinquedos para serem doados a 800 crianças e adolescentes do bairro Maria Joaquina
As crianças do bairro Maria Joaquina, na divisa dos municípios de Cabo Frio e Armação dos Búzios, já têm data marcada para receber a visita do Papai Noel: 12 de dezembro, na Escola Municipal Justiniano de Souza. Para garantir a festa de cerca de 800 crianças e adolescentes, voluntários da Oficina de Reciclagem de Brinquedos – Os Ajudantes de Papai Noel prometem trabalhar com afinco nas próximas oito semanas. A estrutura já está montada no Laboratório de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, para receber as doações, restaurar os brinquedos e montar os kits.
Todo tipo de brinquedo, desde que não faça apologia à violência, pode ser doado, independente do estado de conservação – sujo, quebrado ou faltando peça. Na oficina, as doações passam por uma triagem para identificar a necessidade de restauro. Em seguida, os brinquedos são higienizados, consertados e separados por faixa etária e gênero. Por fim, inicia-se a montagem dos kits, todos com um valor equivalente, e a inclusão de algum tipo de literatura (livros e gibis) ou revista de atividades, com o objetivo de estimular o hábito da leitura.
{loadposition tague} |
A professora Cláudia Oliveira, que idealizou o projeto ainda na faculdade de Biologia, no início da década de 1990, conta que o volume de resíduos gerado com o descarte de brinquedos quebrados, especialmente de plástico, chamava a atenção de um grupo de jovens estudantes, que passaram a buscar alternativas para diminuir o lixo gerado. Dar uma nova vida aos brinquedos foi a solução encontrada, que é traduzida muito além de uma simples lição de sustentabilidade. Solidariedade, amor ao próximo e reflexões sobre o consumo consciente também tecem o projeto, que transforma não apenas os objetos, mas a vida dos voluntários que se envolvem na ação e daqueles que recebem os presentes.
Pessoas e empresas que quiserem participar da iniciativa podem doar brinquedos, livros e gibis, novos e usados. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. E aqueles que quiserem conhecer melhor o projeto e participar da etapa de higienização e restauro também podem se dirigir ao campus da Universidade, sempre no período da tarde.
Andréa Luiza Collet
{loadposition facebook}