Nova diretoria da OAB Cabo Frio mostra prestígio em posse concorrida

Novos diretores querem renovar a administração da Entidade e ampliar serviços

posse Nova diretoria oab cabo frio
Deputado Estadual Dr Serginho, Luciano Bandeira, presidente da OABRJ, Kelven Lima Presdiente da OAB Cabo Frio e Fábio Nogueira, diretor do DAS durante a cerimonia de posse

Eleitos com  o dobro dos votos do antigo presidente, os advogados  Kelven Lima, Paulo Marconi, Myke Oliveira Gomes, Thais Figueiredo  e Iara Pinheiro, tomaram posse no dia 22 último em concorrida cerimônia na sede da Entidade.

O auditório foi pequeno para acomodar os convidados, que contou com as presenças do presidente da OAB RJ, Luciano Bandeira e do diretor do DAS (Departamento de Assistência às Subseções) Fábio Nogueira. Também marcaram presença o Deputado Estadual pelo PSL, Dr Serginho e o procurador da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, advogado Magno Carvalho, entre outras autoridades.

O evento mostrou o prestígio da diretoria eleita e o forte desejo de mudança nos rumos da OAB Cabo Frio. Para romper a hegemonia de 15 anos da antiga administração, a nova equipe enfrentou a máquina durante o período eleitoral e, depois, precisou driblar a falta de dinheiro, o sumiço de arquivos e a renitência de alguns funcionários surpreendidos com a mudança,  para avançar.

Perto de completar 100 dias na presidência da OAB Cabo Frio, o advogado Kelven Lima se diz muito satisfeito com o resultado do trabalho e com a aceitação da sociedade e dos advogados com a mudança.

Paulo Marconi
Advogado Paulo Marconi recebe o diploma de posse do presidente Kelven Lima
iara pinheiro
Advogada Iara Pinheiro recebe o diploma de posse do presidente Kelven Lima
Myke Oliveira
Advogado Myke Oliveira recebe o diploma de posse do presidente Kelven Lima
Thais
Advogado Thais Figueiredo recebe o diploma de posse do presidente Kelven Lima

“Nossa meta é trabalhar em prol da sociedade e da valorização da Advocacia”, diz Kelven,  acrescentando “nesse curto período, nós ativamos as Comissões e estamos trabalhando junto à sociedade, acompanhando a  questão da Saúde em Cabo Frio  e da Lagoa de Araruama, onde a  Comissão de Meio Ambiente está atuando junto ao Ministério Público”.

A Entidade também voltou a assumir suas cadeiras nos Conselhos Municipais, dos quais estava afastada. Para 2019, o presidente aposta na qualificação dos advogados e na melhoria da relação com o Judiciário. “Em dois meses já tivemos seis palestras e pretendemos realizar  pelo menos duas palestras, ou cursos, por mês neste ano de 2019”, informa o presidente.

Presente no evento, o advogado Luciano Bandeira, presidente da OAB RJ, expressou  seu desejo  de que a nova diretoria faça uma grande gestão em benefício da Advocacia. “Vim apoiar o Kelven para que a Subseção de Cabo Frio tenha uma excelente gestão e que, juntos, possamos melhorar não só as prerrogativas dos advogados, mas também a dos cidadãos. Por isso o lema da nossa gestão para este triênio, é “advogado valorizado, cidadão respeitado”, diz.

Oxigenação

Durante o evento uma das palavras mais ouvidas foi “oxigenação”. O advogado e professor Paulo Marconi, eleito Vice Presidente da Entidade explica  que “os advogados não estavam satisfeitos com a administração anterior, vez que, em nada fazia em prol da advocacia na região, fato tão notório que com a nossa vitória os advogados estão voltando a OAB ” afirma.

Thais Figueiredo, eleita Secretária Geral, endossa as palavras do colega. “ Observávamos o anseio por mudança entre os colegas e a ausência da OAB, sentida pela sociedade civil, em várias oportunidades, notadamente nas questões ambientais,” observa Thais.

A advogada, que já presidiu a Comissão de Direitos Ambientais por quatro anos,  avalia que o saldo do primeiro trimestre é positivo. “Não e fácil mudar uma engrenagem acostumada a trabalhar em um ritmo diferente há anos. Há resistência, mas tínhamos esta consciência e entramos dispostos a trabalhar.  A nossa  proposta é fazer uma OAB alegre, leve, comprometida com a advocacia e com a sociedade e temos sentido a aceitação e o engajamento da classe, com a volta dos colegas à subseção. Temos tido “casa” cheia todos os dias, novas relações sendo formadas e outras fortalecidas. O balanço do trimestre é positivo, enfatiza.

A jovem advogada Iara Pinheiro, eleita para a Secretaria  Adjunta,  ratifica as palavras dos companheiros e diz ter  grandes expectativas para o triênio.”Essa nova diretoria tem um grande vigor para o trabalho e estamos dispostos a batalhar unidos pelo melhor para os advogados,  zelando pelos interesses da classe e ajudando no que for possível para dirimir os problemas cotidianos enfrentados no judiciário e na sociedade em geral”, garante.

Ela reafirma o papel de destaque  que a OAB sempre teve em Cabo Frio, mas considera que a  Entidade precisava de renovação. “A sua atuação  estava um pouco desmotivada para as necessidades dos advogados e agora com essa nova equipe, atuante e com novas ideias e pensamentos novos , vamos trabalhar mais unidos, pois juntos somos mais fortes”, ressalta Iara

Thais e convidados
Advogada Thais Figueiredo, secretária geral, recepciona convidados na cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Cabo Frio

Cobertor Curto

O maior desafio fica mesmo na área financeira. O advogado Myke Oliveira assumiu a Tesouraria da Entidade, com  o caixa baixo. “Encontramos o caixa  com os valores do ultimo mês que foram creditados em 19/12/2018. Fora isso,  todo o caixa restante fora usado na compra de utensílios e insumos tipo açúcar, café, etc. A soma destes insumos chegaram a quase 25 mil reais, e aparentemente tais aquisições, desnecessárias neste momento, foram no intuito de deixar o caixa zerado”, explica

Mike explica que o repasse recebido é bem enxuto, e por isso foi preciso revisar todas as despesas na sede. “Conseguimos uma economia inicial de 30% no primeiro mês, e 50% no segundo mês, abrindo oportunidade de oferecermos melhores condições aos advogados, tais como um melhor lanche para os que laboram diariamente nos fóruns, e também a aquisição de torres para carregar celular que estão sendo implantadas neste mês. Acreditamos que com uma gestão mais eficiente, além de economia, estaremos trazendo mais resultados para os advogados da região”, afirma.

COMPARTILHAR