Guardas Parques desmontam invasões em Baia Formosa

Operação Inventário da Vovó aconteceu nesta quinta feira, dia 24 em Baia Formosa, Búzios

Invasão em APP, na localidade de Baia Formosa, em Búzios, tinha construções e loteamentos

Guardas Parques, com apoio da 5ª Cia BPM,  realizaram nesta quinta uma operação para desfazer invasões e loteamentos ilegais dentro da APA Pau Brasil e Parque Costa do Sol. O registro policial foi feito na 127ª DP, com o número 127-02140/2019 .

A ação aconteceu atendendo a denúncias de proprietários e também dos relatórios do programa Olho Verde monitoramento por satélite, do INEA, que  vem investigando o desmatamento seguido de incêndios criminosos na localidade.

Foram feitas duas vistorias administrativas e embargos de obras no local, que não foram cumpridos, o que motivou a ação de demolições e o desmonte dos lotes já demarcados com finalidade de especulação imobiliária.

Loteamentos à venda dentro de APP, em Baia Formosa, Búzios/RJ

Antes da ação, foi realizada perícia forense com a presença da polícia científica e logo depois começaram as demolições. Foram destruídos piquetes, postes de luz elétricas novos, muros, cercas, fundações e construções em fase inicial.

Os técnicos constataram que  mais de 40 mil metros de mata atlântica foi desmatada e incendiada em área privada, que foi invadida. Os lotes tinham o tamanho de 10×25 m e eram anunciados e vendidos como terrenos quilombolas por R$3.000,00 (três mil reais).