Governo pretende digitalizar mais de mil serviços para a população

Acordo firmado com a Dinamarca pode ajudar na simplificação de processos

Atendimento digital

O governo federal firmou no dia 21 um acordo com a Dinamarca para aprender boas práticas de digitalização e desburocratização de serviços. O objetivo é descobrir a melhor forma de economizar e facilitar o acesso das pessoas a serviços essenciais.

A meta do governo federal é digitalizar mais de mil serviços em dois anos. Mas a sociedade poderá sentir a diferença bem antes, em cerca de um ano. Algo que já mudou foi o certificado internacional de vacinação, necessário para viagens ao exterior. Antes, era preciso ir ao aeroporto fazer a requisição e depois voltar para buscar o documento, tarefa que não é tão simples para quem não mora perto do aeroporto.

Atualmente, a Dinamarca é lidera o ranking dos países com maior índice de digitalização do mundo. Mas o  caminho foi longo, de 15 anos, até o país chegar ao patamar atual.

A cooperação entre os dois países no setor de inovação vem desde 2015 e a transformação digital é o início da segunda etapa desse projeto, junto com o fortalecimento das competências na área de direitos de propriedade intelectual no Brasil.