Festival Gastronômico de Búzios movimenta Região de 4 a 14 de Julho

Evento completa 18 anos em 2019

O mais tradicional Festival gastronômico da Região dos Lagos vai reunir 76 restaurantes participantes. O Festival Gastronômico de Búzios completa 18 anos com  novos horários e atrações especiais, incluindo aula degustação e jantar temático. Haverá menu especial para crianças, aula de “cultivo afetivo”, onde as crianças plantam e levam para casa seu cultivo; oficinas de culinária e desfile de moda infantil.

Cada restaurante monta sua mesa na calçada em frente à sua porta, e o chef cozinha ao ar livre. Os pratos degustação, pesando 150 gramas, são oferecidos a preços acessíveis: entrada ou sobremesa a R$ 18 cada, e prato principal a R$ 22.

O festival é realizado no Centro – Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias – e no Porto da Barra (Manguinhos), além da Praça dos Ossos e da Lagoa dos Ossos.  No Centro e no Porto da Barra as degustações acontecem às sextas e sábados (dias 5, 6, 12 e 13), das 18h à meia-noite; nos Ossos, o festival é realizado aos sábados e domingos (dias 6, 7, 13 e 14), das 16h às 22h. No local, o  evento tem formato de feira cultural, com as oficinas, desfile de moda infantil e exposições de artistas locais.

Dentro dos restaurantes, durante a semana (entre 8 e 11 de julho, segunda a quinta). Os pratos degustação terão o mesmo valor dos cobrados na calçada nos fins de semana.

Para a chef Sonia Persiani, proprietária do Cigalon, na Rua das Pedras, “o festival é o evento mais democrático da cidade, já que todos comem e bebem, os restaurantes participam ativamente e a população tem a oportunidade de comer em algum estabelecimento que, talvez por inibição ou por questão econômica, acaba não frequentando. A festa já foi tema de estudo da Fundação Getulio Vargas”, acrescenta a argentina, que participou de todas as edições do festival.