Cenas da novela de Verão

Prolagos não cumpre promessa de levar água para 1,5 milhão de pessoas na temporada

adutora prolagos
Nova adutora prometia levar água para 1,5 milhão de pessoas (Foto Prolagos)

Já virou rotina na Região dos Lagos. Todos os anos, durante a temporada, a água desaparece das torneiras. E o que deveria ser objeto de planejamento, já que a superlotação das cidades é fato que se repete ano a ano, continua na mesma. Falta água, e a concessionária  Prolagos alega o tradicional rompimento de adutora,  quedas de energia ou excesso de consumo para explicar a interrupção.

Este ano, a coisa ficou um pouco pior  pois a região recebeu um público visitante estimado, segundo dados da  concessionária, de “1.251.928 pessoas nos cinco municípios da área de concessão”, o que teria motivado o problema. Em Cabo Frio,  os bairros Foguete, Jardim Flamboyant, Caiçaras e Palmeiras, são alguns dos que sofrem com o problema há pelo menos 10 dias.

Entretanto, o problema não deveria ocorrer,  já que em Fevereiro deste ano a concessionária anunciou investimentos na ordem de R$ 80 milhões para obras de duplicação da adutora que abastece a região. A promessa, divulgada através nota à imprensa, seria beneficiar “400 mil habitantes na baixa temporada e cerca de 1,5 milhão durante o verão”. A interligação do sistema foi anunciada como concluída em  Julho deste ano.

Apesar disso e do volume de público ser menor do que o previsto – 1,2 milhão, no pico,  para uma capacidade anunciada de 1,5 milhão de pessoas – a situação se repete exatamente na mesma proporção dos anos anteriores.

A Prolagos diz que o calor excessivo e a superlotação estão causando o problema, sem fazer referência  à performance prometida de levar água para  1,5 milhão de pessoas na temporada.