Vereadores visitam obra do shopping

Vereadores visitam maquete do shopping

(05 de Junho de 2013) Vereadores integrantes da Comissão Especial de Despoluição da Lagoa, e outros seis vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio estiveram visitando a área do Shopping Parklagos, nas Palmeiras, cuja obra foi embargada no fim da tarde de ontem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O embargo é reflexo dos trabalhos realizados pela comissão, composta pelos vereadores Emanoel Fernandes, Braz Benedito, Luis Geraldo Simas, Jefferson Vidal e Eduardo Kita, e foi motivada, segundo o subsecretário de Meio Ambiente, e integrante da equipe técnica da comissão, Jailton Dias, porque a empresa não teria apresentado projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto própria, nem as licenças do INEA, além de estudo viário entre outros documentos.

Por conta do embargo, os vereadores foram recepcionados pela equipe do departamento comercial e pela assessoria de imprensa do empreendimento, que mostraram a maquete do shopping no estande de vendas, mas não permitiram o acesso deles ao canteiro: “a obra está embargada e não temos nenhum engenheiro nem pessoal da segurança do trabalho para acompanhá-los” – respondeu o assessor de imprensa do shopping, Max Andrade.

Sem condições de acessar a área interna, a visita dos vereadores limitou-se a uma espécie de mirante que dá visão de parte da obra. E, se antes da visita as dúvidas eram com relação às licenças ambientais e à existência de um projeto de construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, durante elas se multiplicaram com relação a diversos outros assuntos, entre eles a localização da obra, com áreas visivelmente a menos de 30 metros da margem da lagoa; a repactuação ambiental do manguezal que existia na área; o investimento da Prolagos em abastecimento de água para o shopping para evitar prejuízo aos moradores vizinhos ao empreendimento e a altura do prédio, já que o gabarito para a área prevê altura máxima de 8 metros, mas o prédio aparenta ser mais alto.

“Embora não tenhamos conseguido falar com nenhum responsável pela obra, a visita foi muito boa porque pudemos conhecer o empreendimento mais de perto, já que nenhum documento oficial nos foi entregue. De qualquer forma, a Comissão vai enviar um ofício à empresa agendando uma nova visita, e desta vez requerendo a presença de alguém da área técnica deles, e levaremos conosco alguém também da área técnica para que possamos discutir o assunto de igual pra igual”, comentou o presidente da Comissão de vereadores, Emanoel Fernandes.

Com a obra paralisada até que a empresa apresente todas as licenças e projetos exigidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os caminhões, que deveriam descarregar material no canteiro de obras, estavam fazendo o trabalho do lado de fora. Além dos integrantes da comissão, também participaram da visita os vereadores Adriano Guilherme, Frederico Araújo, Rodolfo Aguiar, Vinícius Corrêa, Paulo Henrique Corrêa e Dr Taylor.

Fonte: Cristiane Zotich

COMPARTILHAR