Uni-Amacaf questiona construção de shopping em área ambiental

Manguezal existente no local é área de pouso e alimentação para garças e aves migratórias

(Novembro/2010)

Entidade vai à justiça contra construção de shopping de grande porte no bairro das Palmeiras em área ambiental

A União das Associações de Moradores de Cabo Frio (UNI-Amacaf) entrou com duas representações na Justiça com o objetivo de tentar impedir a construção do Shopping Parklagos no bairro Palmeiras, em Cabo Frio, sem que tenha havido uma ampla discussão com a comunidade local. A entidade alega, em suas representações, ser aquela “a última área de preservação permanente que resta às margens da enseada das Palmeiras na laguna de Araruama”.

A Uni-Amacaf espera trazer a discussão para o bairro, através da realização de Audiência Pública, e assegurar a proteção de parte da área, adquirida pela João Fortes Engenharia, como Reserva Legal.

Apesar de não ter ainda a Licença de Instalação da prefeitura, solicitada através do processo 1502, o lançamento do shopping está anunciado para acontecer ainda neste mês, e sua conclusão prevista para 2.012 .

O empreendedor afirma já estar de posse do “nada a opor” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do ofício nº 270/2010, e da Licença Prévia do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nº 003079. Mesmo sem a LI, a área já começa a ser desmatada para instalação do stand de vendas.

Redação – Novembro/2010

 

COMPARTILHAR