Menu

Uma nova Ogiva

Uma nova OgivaRua Torta é um dos logradouros mais conhecidos do bairro (PapiPress)

(Agosto /2010) 

Ogiva Reinventada

O elegante e quieto bairro da Ogiva, em Cabo Frio, vai mudar. Personalidades como a atriz Tônia Carrero, Ivan Pitangui (irmão do cirurgião Ivo Pitangui) e a eterna Miss Brasil Marta Rocha, fizeram da Ogiva a primeira referência de glamour na Região dos Lagos muito antes de Búzios ser descoberta por Brigitte Bardot.

Ricos empresários, políticos de expressão nacional e socialites vindos de todos os cantos do país faziam do bairro o seu refúgio preferido. Ainda hoje são muitas as histórias contadas sobre esses encontros memoráveis no antigo restaurante do Tony, onde os seletos frequentadores saboreavam as famosas lagostas da casa, regadas com os melhores vinhos. Uma época de ouro, que entrou em declínio a partir da ascensão de Búzios como destino chique, e da estagnação de Cabo Frio como cidade turística a partir dos anos setenta.

Carimbado com a marca da expansão imobiliária – o nome OGIVA significa Organização Geral Imobiliária Várzea Alegre – o bairro teve seu crescimento podado com o empobrecimento da cidade e 500 lotes do antigo loteamento Recreio Cabo Frio (não implantado) restaram desocupados até hoje, criando, junto com as salinas Ypiranga I e II, uma vasta área livre ao seu redor.

Mesmo tendo perdido os visitantes famosos, a Ogiva conservou o charme e o bucolismo em suas ruas estreitas de casas baixas, transformando-se num bairro pequeno e aconchegante.