Senhor gestão: Thomas Weber acumula Associação Comercial e Sindicato de Hotéis em Búzios

Alemão radicado em Búzios desde 1981, Weber era presidente do sindicato e também foi eleito para a associação.

Empresário Thomas Weber é o presidente da Associação Comercial e do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Búzios
Tomás Baggio
Em uma cidade que concentra grandes investimentos no setor turístico, como é o caso de Búzios, presidir uma entidade ligada ao trade só pode ser um grande desafio. Imagina então uma mesma pessoa acumular o comando de duas das principais entidades do segmento na cidade. É o que acontece com o empresário Thomas Weber, proprietário de dois hotéis e, atualmente, presidente da Associação Comercial e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindsol).
“Estamos há alguns anos trabalhando as pautas comuns em conjunto. A junção física surgiu naturalmente e foi liderada pela diretoria anterior da Associação Comercial”, conta ele, explicando que as duas entidades, juntamente com o Convention & Visitors Bureau e a Associação de Pousadas, passaram a dividir o mesmo escritório que pertence à Associação Comercial, na Rua Turíbio de Farias. Existe ainda o plano de que a Associação de Hotéis se junte às outras quatro entidades no mesmo endereço.
Equipe de atendimento das entidades empresariais
Weber, alemão nascido em Wesel e radicado em Búzios desde 1981, já era presidente do Sindsol e foi reeleito no ano passado. Depois, acumulou a presidência do Convention, em mandato complementar após o então presidente, Augusto Cesar Fernandes Chegure, assumir a Secretaria Municipal de Turismo de Búzios. No fim do ano ele também foi eleito para mandato de três anos na Associação Comercial. O Convention teve eleições no início deste ano e o empresário Luiz Guedes assumiu o comando.
“O objetivo é reagir à crise nacional e estadual. Pensamos que fazendo diferente podemos ter resultados diferentes, pois não estávamos satisfeitos com os resultados dos últimos anos. Precisamos ser mais maduros na relação com os poderes e, principalmente, nas ações que precisam ser tomadas”, reflete ele.
Thomas Weber nasceu na Alemanha e radicou-se em Búzios desde 1981
Entre as metas do novo modelo de gestão estão a reestruturação das próprias entidades, o fomento à legalização das empresas e o apoio a questões relacionadas à segurança na cidade.
“Cada entidade tem suas próprias prioridades, mas muitas são compartilhadas. Na Associação de Hotéis, um dos objetivos é fazer compras em grupo para diminuir os custos. No Convention a ideia é trabalhar na captação de eventos. O Sindsol tem a meta de realizar cursos de qualificação nas áreas de hospedagem e alimentação. A Associação Comercial, de forma mais ampla, pode melhorar a assessoria jurídica na parte trabalhista e em outras áreas do comércio”, aponta Thomas Weber, dizendo-se confiante na evolução do setor.
“Hoje já estamos mais fortalecidos. Penso que em um ano teremos como fazer um balanço. Este é um modelo “ganha-ganha” que vai trazer avanços para os comerciantes, para o poder público e para os moradores”, garante.
COMPARTILHAR