Setor têxtil prevê movimentar R$ 50 milhões na FEVEST 2015

Em sua vigésima quinta edição, Fevest reunirá cerca de 100 expositores, entre confeccionistas e fornecedores.

Nova Friburgo – A indústria têxtil de Nova Friburgo apresentará suas mais recentes criações durante a 25ª Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, que acontece entre os dias 02 e 04 de agosto, no Country Clube de Nova Friburgo. A feira, considerada o principal showroom do setor, é voltada para empresários, compradores, multimarcas, lojistas e fornecedores de todo o Brasil. O evento é também uma oportunidade para que novos empreendedores conheçam a produção de moda íntima, moda praia e artigos para fitness produzidos no Brasil.

O polo têxtil de Nova Friburgo e região é formado por 1.324 confecções, gerando 24 mil postos de trabalhos, sendo 10 mil diretos e 14 mil indiretos, que movimentam a economia da cidade serrana fluminense e região.

Nova Friburgo é reconhecida como a capital brasileira da Moda Íntima e referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil. Em sua vigésima quinta edição, a Fevest prevê reunir cerca de 100 expositores, entre confeccionistas e fornecedores.

Segundo o IEMI, Instituto de Inteligência de Mercado, especializado em pesquisas e análises de peças do setor têxtil e de vestuário, em 2015 estima-se uma nova expansão da produção para o segmento em torno de 1,5% em volumes de peças.

Segundo dados da Abit, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, o Brasil produz 9,4 bilhões de peças/ano, sendo 5,3 bilhões em peças de vestuário. O país também é referência mundial em design de moda praia, tendo crescido também nos segmentos de fitness e lingerie.

Segundo o estudo “Mercado Potencial de Moda Íntima e Meias” recém-lançado e elaborado pelo IEMI, a produção deste segmento, que engloba a confecção de calcinhas e sutiãs, camisolas, pijamas e modeladores, apresentou uma leve retomada nos seus volumes de produção, em torno de 2,4%, acumulados em 2013 e 2014.

O IEMI também analisou que a região Sudeste concentra o maior número de empresas do segmento de roupas íntimas, 53,2%. Em segundo lugar, vem a região Nordeste, com 19,9%; a região Sul, com 17,9%; e a região centro-oeste, com 8,3%. A região Norte ainda representa uma produção restrita, com aproximadamente 1% do volume de peças. Um dos destaques desse mercado é a produção de sutiãs, que somaram 141.971 milhões no ano passado, frente às 132.871 milhões de peças produzidas em 2013.

FEVEST 2015 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima
Data: 02, 03 e 04 de agosto de 2015
Horário: 12h às 19h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

A FEVEST é uma realização do Sindicato das indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região – Sindvest

Fonte Scheila L. Santiago

COMPARTILHAR