Semana do Meio Ambiente tem atividades variadas em diversos municípios

Estudantes da Escola Acerbal Pinto Malheiros participam de trilhas ecológicas no Parque dos Pássaros foto Mauricio Rocha

Estudantes da Escola Acerbal Pinto Malheiros participam de trilhas ecológicas no Parque dos Pássaros  foto Mauricio Rocha

Atividades com reciclagem, recolhimento de lixo e oficinas fazem parte da programação

Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Cachoeiras de Macacu recebem diversos eventos organizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com o objetivo de sensibilizar as comunidades sobre temas como reciclagem e educação ambiental, além da importância da disposição adequada do lixo. As ações acontecem do dia 1º a 7 de junho e integram a programação da Semana do Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea.

Em Rio das Ostras, a Semana de Meio Ambiente está levando alunos da rede municipal para participarem de atividades de Educação Ambiental durante todo o mês de junho. Os Estudantes são levados a visitar o Parque dos Pássaros, que é uma Unidade de Conservação (UC) municipal instituída com o objetivo de preservar um conjunto de áreas que servem de abrigo para reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção.

O Parque dos Pássaros será um dos locais a serem visitados pelos participantes do Projeto Ostrinha 02 06 10 Mauricio Rocha 001 (11) (640×427)

Após percorrer as trilhas ecológicas do Parque, os estudantes participaram de uma oficina com materiais recicláveis ministrada por artesãs da ONG Mare. Durante as aulas, aprenderam a confeccionar bolsas com jornal. Ao final da visita, os alunos puderam assistir a sessões de vídeos ambientais.

“Nesta visita podemos conhecer mais sobre os pássaros da região. Todos nós devemos nos preocupar com o meio ambiente. Cada pessoa deve fazer sua parte para cuidar da natureza”, ressaltou o estudante João David Costa, 10 anos.

Casimiro de Abreu também escolheu a conscientização dos estudantes como principal atividade para comemorar a semana. O Rio Indaiaçu foi escolhido como tema e alunos foram levados para uma caminhada da nascente até a Estação de Tratamento de Esgoto. Os alunos também participaram de sensibilizações sobre cuidados com a natureza. As ações aconteceram do dia 01 ao dia 03 de junho.

 

Em Araruama comemoração vai durar todo o mês de junho

 

Reciclagem, sustentabilidade, plantio, entre outras atividades ecológicas, serão realizadas durante todo mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado no dia 5 de junho.

Programação

08 de junho – Trilha do Cachorro do Mato com Yan Bonder da Ong Viva Lagoa com a participação do Nea-BC

Público: Professores e alunos da Praça Escola

Horário: 9h às 10h30

9 e 10 de junho – Plantio em pontos estratégicos da cidade “Araruama mais verde”

Horário: 8h às 11h

11 de junho – Plantio de Ipês na E. M. Brunno Barreto Nametala

Horário: 10h

12 de junho – Abertura do Projeto “A Mata Atlântica é Aqui”

Local: Praça Antônio Raposo

Horário: 8h

Entrega do Livro Geoparques do Brasil – Proposta Carlos Schobbenhaus e Cássio Roberto da Silva – Serviço Geológico do Brasil

12 a 21 de junho – Visita dos alunos das Escolas Municipais ao Caminhão do Projeto “A Mata Atlântica é aqui”

Local: Praça Antônio Raposo

Horário: 8h às 10h30 / 14h às 16h30

20 de junho – Caminhada Ecológica da Praça Escola à Praia do Vargas – Distribuição de mudas nativas

Horário: 8h às 11h30

26 de junho – Curso de Horta Caseira na Sede da Secretaria da Terceira Idade (SETID)

Horário: 9h às 11h30

Local: Sede da SETID

29 de junho – Projeto Geoparque, Salinas e lançamentos do Projeto Eco Ampla

Público: Palestra para os alunos da Praça Escola sobre o Projeto Geoparque e visitação às Salinas Vigilantes.

Local: Praça Escola

Horário: 9h

Fonte PMA/PMRO/SEA/PMCA

 

 

COMPARTILHAR