Semana do Meio Ambiente movimenta Região

Semana do Meio Ambiente movimenta Região
Semana do Meio Ambiente movimenta Região

Semana do Meio Ambiente movimenta RegiãoObservação de aves fazem parte da programação

Atividades práticas, como plantio de mudas nativas e observação de aves, fazem parte da programação da UVA

A Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, preparou uma série de atividades para a Semana do Meio Ambiente, que será realizada de 1º a 3 de junho. Além das palestras, que ocorrerão diariamente, a partir das 19h, no auditório principal, haverá workshops, plantio de mudas nativas, observação de aves e mostra de projetos elaborados a partir do reaproveitamento de materiais, como pallets e garrafas PET.

No primeiro dia, a palestra abordará o tema “Vegetação nativa dos ecossistemas da Baixada Litorânea”, com a participação dos professores Luiz Carlos Teixeira Júnior e José Henrique Macedo Moura. No dia dois, serão discutidos os assuntos experiências ambientais na gestão pública e gerenciamento de resíduos industriais com a presença de Fábio Jorge Dantas de Souza, secretário do Meio Ambiente do Município de Búzios, e Felipe Brasil, assessor de assuntos ambientais do Crea. Encerrando a programação, o tema “Biossensores – metodologias alternativas para detecção de poluentes no ambiente” será levantado pelo professor doutor Manildo Marcião de Oliveira, do Instituto Federal Fluminense.

O plantio de mudas ocorrerá no primeiro dia, a partir das 16h, com o objetivo de revitalizar o estacionamento. Já a aula de campo, que terá como tema a avifauna da Região dos Lagos, está marcada para a manhã de quinta-feira (dia 2), sob a instrução do professor Eduardo Pimenta. Na ocasião, também ocorrerá a inauguração do viveiro de mudas nativas da Universidade. No dia dois, das 10h30 às 12h, a professora Claudia Oliveira ensinará os segredos para restauração de brinquedos. Já no dia três, o workshop ensinará técnicas de replantio de mudas nativas, com o analista ambiental Roberto Campolina, da secretaria de Meio Ambiente de Búzios.
Sustentabilidade

Com foco na sustentabilidade, os cursos de Engenharia estão elaborando projetos que serão apresentados durante a Semana do Meio Ambiente, reutilizando materiais como pallets, banners e garrafas PET. A ideia do grupo é reaproveitar ao máximo todo tipo de material, gastando o menos possível, para executar o trabalho. Entre os projetos que serão apresentados está um lounge com poltronas e mesas de pallets e pufes de garrafas PET. O painel da semana também está sendo montado com garrafas e iluminado com lâmpadas de LED.

Andréa Luiza Collet

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR