Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio

Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio
Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio

Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio

Com duração de 12 dias e extensa programação, 18ª edição do evento homenageia a Espanha

Seminários, encontros, performances, debates e lançamentos literários. A intensa programação do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que será realizado de 8 a 19 de junho, é voltada para famílias e comunidades escolares, com ênfase na importância da leitura na formação dos estudantes. Promovida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a mostra terá duração de 12 dias e vai ocupar o Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, reunindo escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil.

O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens conta com patrocínio da Petrobras, via Lei de Incentivo da Secretaria do Estado de Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), integrando o Circuito Cultural Rio, idealizado pela SMC e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016. Conta ainda com os seguintes apoios e parcerias: Secretaria Municipal de Educação (SME), Riotur, Instituto C&A, Instituto UK’A, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Movimento Brasil Literário (MBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Com a colaboração das editoras, a FNLIJ distribui, gratuitamente, desde a terceira edição do evento (em 2001), um livro para cada uma das crianças e jovens que comparecem ao Salão. É uma forma de compartilhar conhecimento, incentivar a leitura em casa e integrar a família. No ano passado, foram doados 23.776 exemplares. As obras também podem ser compradas nos estandes das editoras, sendo vetados títulos didáticos, religiosos, de referência ou fora da categoria infantil e/ou juvenil. Para a 18ª edição do Salão FNLIJ, são esperados 40 mil visitantes, cinco mil a mais do que em 2015. No ano passado, foram 71 lançamentos, 54 conversas, 84 leituras, 28 encontros com autores e 22 performances de ilustradores.

PAÍS HOMENAGEADO EM 2016: ESPANHA

Este ano, o país homenageado pela FNLIJ será a Espanha. Em 2015, foi encerrado um ciclo de três anos em que a literatura infantil e juvenil de países latino-americanos se destacou. Entre os convidados espanhóis do Salão, já confirmaram presença os escritores Maite Carranza, Gemma Lienas, Ledicia Costas e Alfredo Gómez Cerdá. Os ilustradores Javier Zabala, Xán López Domínguez e Maite Gurrutxaga também comparecerão ao evento, assim como as especialistas Teresa Corchete, Maria Jesús Gil (representando a OEPLI, seção espanhola do IBBY), Teresa Colomer e Mónica Fernández, Subdiretora-Geral de Promoção do Livro, da Leitura e das Letras do Ministério da Cultura da Espanha.

Na abertura do Salão, serão entregues os prêmios FNLIJ 2016, correspondentes à produção de 2015. A lista completa dos vencedores está disponível no site.

DIA DO PROFESSOR E VISITAÇÃO ESCOLAR

O dia 8 de junho é exclusivo dos professores. Por meio de agendamento prévio, os professores podem fazer uma visita aos estandes das editoras participantes e ainda assistem a uma palestra sobre literatura infantil e juvenil. Dessa forma, ficam preparados para as atividades do Salão FNLIJ e estudam os catálogos de livros disponíveis para compra. Entrega-se certificado ao final da visita.

As escolas que quiserem participar da 18ª edição do Salão FNLIJ já podem marcar o agendamento para a visitação escolar. As inscrições são feitas pelo e-mail visitacaoescolar@fnlij.org.br. Para mais informações basta ligar para o telefone (21) 2262-9130.

Acompanhe a programação do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens pelo site do Salão.

SERVIÇO DO 18º SALÃO FNLIJ DO LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS

De 8 a 19 de junho de 2016
Centro de Convenções SulAmérica / Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Centro, Rio de Janeiro
Horário: Segunda a sexta | das 8h30 às 17h; sábados e domingos | das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6 – Gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda pré-agendadas com a FNLIJ.
Não há venda prévia de ingressos para o Salão FNLIJ, apenas para os três dias de Seminário.
As bilheterias estão abertas de 9 a 19 de junho, durante o funcionamento da mostra.
Mapa do Salão no site, com a localização dos estandes.

Fonte RPM Comunicação

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR