Rio das Ostras informatiza acervo de bibliotecas de escolas municipais

Rio das Ostras informatiza acervo de bibliotecas de escolas municipais
Rio das Ostras informatiza acervo de bibliotecas de escolas municipais

Rio das Ostras informatiza acervo de bibliotecas de escolas municipais

Depois de um amplo processo, que incluiu catalogação, informatização e organização dos acervos, a Prefeitura de Rio das Ostras reinaugurou bibliotecas de três unidades de ensino. Os espaços ganharam novo layout, facilitando a consulta dos livros, que agora possuem códigos de barras. O projeto, implantado pelo Departamento de Leitura e Arte da Secretaria de Educação, inclui o treinamento dos profissionais que atuam nas bibliotecas.

A informatização e revitalização das bibliotecas estão sendo possíveis graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação e os Conselhos Escolares das Unidades de Ensino. Com essa iniciativa, a Rede Municipal está cumprindo o terceiro artigo da Lei Federal nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que determina “a universalização das bibliotecas escolares num prazo máximo de dez anos”.

Já foram informatizadas as bibliotecas das escolas municipais Maria Teixeira de Paula, Padre José Dilson Dórea e Cidade Praiana. Ainda este ano será iniciado o processo nas bibliotecas das escolas municipais Inayá Moraes D’Couto e Professora Rosângela Duarte Faria. Já está em andamento a organização e informatização de uma biblioteca na sede da Secretaria de Educação.

O projeto incluiu diferentes etapas, sendo a primeira a seleção do acervo, como distribuição de algumas obras para outras unidades de ensino ou descarte, devidamente regulamentado por resolução da Secretaria de Educação. Em seguida, todos os títulos foram catalogados utilizando normas e padrões técnicos, recebendo códigos de barra.

“Alunos e professores serão beneficiados já que agora a organização e a disposição do acervo seguem os padrões das bibliotecas públicas. Dessa forma a escolha dos livros para empréstimos e pesquisas fica ainda mais fácil e otimizada”, explica Karoline Oliveira, chefe da Divisão de Formação e Orientação Literária do Departamento de Leitura e Arte.

SOFTWARE PÚBLICO – Os acervos de livros das três unidades de ensino foram informatizados no Módulo Biblioteca do Programa E-Cidade, software público brasileiro de gestão municipal que já estava sendo usado pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras. As bibliotecárias Miria Lima e Jaqueline Almeida, com o auxílio de Vivian Mota, foram responsáveis por esse processo.

As bibliotecas também passaram por uma mudança no layout, que garantiu maior funcionalidade do espaço e melhor disposição do acervo. Todos os livros foram organizados nas prateleiras segundo assuntos afins.

O Módulo Biblioteca do software reúne informações sobre o acervo, inclusive de suas baixas, autores, editoras, classificação literária, itens emprestados, devolução, reservas, além de emitir relatórios por leitor. Os estudantes recebem carteiras de acesso à biblioteca com códigos de barra.

Fonte PMRO
{loadposition fcebook}

COMPARTILHAR