Restaurante Graça, do CEI Cabo Frio, oferece refeições a pessoas em situação de rua

Restaurante Graça oferece almoço gratuito | Foto: CEI/Divulgação
O Restaurante Graça, do Centro Evangelístico Internacional (CEI) Cabo Frio, aumentou o número de refeições a moradores em situação de rua este ano. De segunda a sexta-feira, cerca de 150 a 200 refeições são servidas gratuitamente no local. O projeto existe há quatro anos e recebe doações de alimentos de empresas, escolas, eventos, colaboradores, entre outros.
Para se alimentar ou doar alimentos não existem barreiras. A questão religiosa, por exemplo, não é levada em consideração. Além de cristãos evangélicos, ateus, espíritas, umbandistas e católicos, entre outros, comem ou doam alimentos para ajudar matar a fome dos mais necessitados.
Por mês são gastos em média 200 Kg de arroz, 80 Kg de feijão, 40 Kg de macarrão, 40 litros de óleo, 10 Kg de alho e 450 Kg de carne.
Equipe do Restaurante Graça | Foto: CEI/Divulgação
“Jesus veio para os pobres, para os doentes. Ele resumiu os dez mandamentos em dois: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Entendemos que Deus quer se sentir amado no próximo e matar a fome de pessoas é uma dessas formas. Não fazemos mais do que nossa obrigação. Não é fácil manter o projeto, mas cada vez mais pessoas tem se conscientizado que esse projeto não é do CEI, é de todos. Aqui não tem vez pra religião, nosso único intuito é amar e matar a fome das pessoas”, diz Alexandre Barreto, responsável pelo funcionamento do Restaurante Graça.
A direção do Restaurante vem tentando dar ainda mais dignidade aos moradores em situação de rua. Recentemente o projeto levou cerca de 100 pessoas ao cinema, com direito a pipoca e guaraná natural.
Projeto ofereceu dia de beleza e outros serviços | Foto: CEI/Divulgação
No começo do mês, em parceria com algumas empresas, houve o Dia D, com banho, corte de cabelo, maquiagem, assistência e exames médicos, doação de roupas e calçados, odontologia, assistência jurídica, produtos de higiene pessoal e sorteio de brindes, além, claro, do almoço.
O próximo passo é a inauguração, no fim de junho, de um abrigo para os moradores que desejam sair da rua.
“O projeto tem crescido cada vez mais e queremos alimentar ainda mais pessoas, conseguir fazer a recuperação total deles, tirar da rua, entregar novamente para as famílias recuperado. Temos vários exemplos disso durante esses anos de projeto e o abrigo vai colaborar muito para que mais pessoas saiam das ruas. Tentamos fazer várias atividades com eles além de matar a fome, como foi no dia do Cinema em que o Shopping parou e todos ficaram emocionados, e também no Dia D. Mais do que beneficiados por essas ações eles se sentiram amados. E isso não tem preço”, comenta Barreto.
Doações podem ser feitas pelo telefone (22) 99238-4884. O Restaurante Graça fica na sede da igreja Centro Evangelístico Internacional (CEI), na Avenida Teixeira e Souza, 2600.
COMPARTILHAR