Redução de 20,9% no número de homicídios é comemorada em Cabo Frio

Polícia Militar no Carnaval em Cabo Frio
No último dia 14 de abril, uma perseguição durante a madrugada assustou os moradores do bairro Cajueiro, em Cabo Frio. Eram aproximadamente 3h da madrugada daquele sábado quando mais de uma dezena de tiros foram ouvidos. Ao amanhecer os moradores viram as marcas do terror. Um jovem havia sido executado na Rua Eraldino de Oliveira, próximo à Igreja Assembleia de Deus. A vítima tinha passagens pela polícia e a linha de investigação aponta que a causa do crime estaria ligada ao tráfico de drogas.
Cabo Luciano foi morto em Cabo Frio
Antes disso, no dia 21 de março, o policial militar Luciano Coelho foi assassinado durante uma tentativa de assalto no Centro de Cabo Frio. Quatro homens entraram em uma loja de departamentos e anunciaram o assalto. O cabo da PM de 39 anos, que estava de folga e fazia a segurança de uma loja ao lado, foi até o local após ver a movimentação suspeita. Ele teve sua arma tomada pelos bandidos, levou uma coronhada e foi executado a sangue frio.
Outro crime que chocou o Centro de Cabo Frio foi no dia 31 de janeiro. Um homem de moto parou na Rua Raul Veiga, uma das mais movimentadas, apontou a arma para outro homem, atirou e saiu tranquilamente. A vítima era fiscal de Fazenda da Prefeitura. Desta vez, segundo a polícia, a motivação seria passional.
Os três crimes são exemplos do drama da violência pelo qual passa o Estado do Rio. Mas, em Cabo Frio, segundo as estatísticas oficiais, este tipo de crime vem se tornando mais raro ultimamente. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), no primeiro trimestre deste ano, Cabo Frio teve redução de 20,9% no número de homicídios, em comparação ao mesmo período do ano passado. O Estado como um todo também teve queda, mas bem menor, de 1,6%.
Delegado Marcello Maia
No ano passado, segundo o ISP, registrados 43 assassinatos nos três primeiros em Cabo Frio. Neste ano foram 34. O delegado titular da 126ª DP (Cabo Frio), Marcelo Braga, afirma que as prisões realizadas nos últimos meses junto com as elucidações dos casos influenciaram na diminuição do índice.
“Fomos o único município dos considerados grandes do interior que conseguiu diminuir os homicídios. Todos os outros aumentaram. Com o elevado número de prisões feitas pela 126ª DP, somados com os esforços da nossa Área Integrada de Segurança Pública (AISP), obtivemos o primeiro lugar em número de prisões e o quarto no número de apreensões de armas de fogo em todo o Estado do RJ. E isso refletiu na queda dos índices de homicídios”, explicou o delegado.
Carnaval foi tranquilo
Um sinal desta redução foi durante o Carnaval. Mesmo com cerca de 400 mil turistas na cidade, somados à população de pouco mais de 200 mil habitantes, nenhum homicídio foi registrado. O fato foi bastante celebrado pelas autoridades, que creditaram a ausência de crime letal durante o período ao sucesso da operação integrada entre Prefeitura, polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Guarda Municipal e PM fizeram patrulhamento conjunto durante o Carnaval
A Guarda Civil Municipal cabo-friense também busca os créditos pela diminuição da violência. Na semana passada, agentes da Guarda apreenderam cerca de 1,4 Kg de maconha no Morro da Guia, um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio.
“Nossa atuação para a redução da violência acontece de forma preventiva com a ocupação das vias e de logradouros públicos, seja com a fiscalização do trânsito, com viaturas e motocicletas, ou com agentes em pontos estratégicos, como o trailler na orla da Praia do Forte, a base integrada do Peró e a guarita da Praça Porto Rocha. Temos ainda o ROMU, que é a ronda ostensiva que coíbe a flanelagem e os pequenos delitos que porventura ocorrem”, explicou o comandante da Guarda, Isaías Brandão.
O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, comemorou o resultado
O prefeito Marquinho Mendes comemorou o resultado e agradeceu a parceria das polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal e disse que os dados são importantes também para o turismo da cidade.
“O comandante do 25°BPM e o delegado da 126ª DP estão fazendo um belo trabalho em parceria com a nossa Guarda, colaborando para garantir a segurança na cidade. A segurança é uma preocupação constante, tanto da população como dos turistas. Estes números positivos colaboram para gerar um clima de tranquilidade e isso é muito bom”, afirmou o prefeito.
COMPARTILHAR