Plano de Adaptação à Mudança do Clima abre consulta púbica

Plano de Adaptação à Mudança do Clima abre consulta púbica
Plano de Adaptação à Mudança do Clima abre consulta púbica

Plano de Adaptação à Mudança do Clima abre consulta púbicaEstiagem castiga o Rio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro (reprodução)

Consulta Pública irá contribuir com a definição de medidas para adaptação em 11 temas identificados

O aquecimento global é uma realidade e o grande desafio para governos, setor privado e cidadãos é definir o que será feito por todos para reduzir os impactos do aquecimento global sobre as atividades econômicas, as populações e os ecossistemas. Por isso, o governo elaborou o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), que está aberto à consulta pública

O documento é necessário para que se possa reduzir a vulnerabilidade e fazer a gestão do risco associado à mudança do clima. Ou seja, será necessário identificar onde o fenômeno será sentido com maior intensidade e como reduzir seus impactos socioambientais e econômicos, além de aproveitar oportunidades e evitar perdas e danos.

Principalmente no que diz respeito a eventos extremos, como enchentes, secas prolongadas e cheias, que representem ameaças às populações e aos sistemas produtivos.

{loadposition tague}

O texto do PNA traz propostas para promover a adaptação em escala nacional e diretrizes para cada um dos 11 temas identificados – Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades, Gestão de Risco aos Desastres, Indústria e Mineração, Povos e Populações vulneráveis, Recursos Hídricos, Segurança Alimentar e Nutricional, Infraestrutura (Energia, Transporte e Mobilidade Urbana), Saúde e Zonas Costeiras.

O documento foi elaborado por um grupo interministerial coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência Tecnologia e Inovação, com participação de organizações da sociedade civil, governos estaduais, representantes do setor privado e da academia.

O PNA ficará aberto à consulta pública pela internet até novembro. A minuta do Plano Nacional de Adaptação (PNA) pode ser consultada na página eletrônica do MMA. As contribuições serão recebidas por meio de um formulário online. Após a consulta, uma versão final do texto será consolidada considerando as contribuições recebidas. Mais informações pelo e-mail: consultapublica.pna@mma.gov.br

MMA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR