Parque Estadual dos Três Picos ganha trilha de 8 km

O Trecho do projeto Caminhos da Serra do Mar foi inaugurado dia 19 de julho 

Oito quilômetros de trilha com o deslumbrante cenário das montanhas que compõem a Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Estado do Rio. Essa é a nova atração reservada aos visitantes do Parque Estadual dos Três Picos. No domingo (19/07) a nova trilha que abrange o trecho do projeto “Caminhos da Serra do Mar”, foi lançado em parceria com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na sede do PETP , no Vale da Revolta, em Teresópolis.

Administrado pelo Inea, o Parque Estadual dos Três Picos ocupa áreas dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. É uma unidade que tem como objetivo preservar remanescentes de Mata Atlântica, restaurar áreas degradas e recuperar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas. O PETP também mantém nascentes e corpos hídricos que abastecem as cidade da região e, ao mesmo tempo, oferece atividades recreativas, de educação ambiental e, também, depesquisa científica.

O projeto Caminhos da Serra do Mar é desenvolvido em parceria com o Mosaico Central Fluminense de unidades de conservação, contemplando o uso do espaço público para fins turísticos como parte de uma estratégia de conscientização para a preservação de áreas protegidas. A equipe da unidade também é encarregada de coibir possíveis invasões e a ação de caçadores.

COMPARTILHAR