OPINIÃO > REGINALDO SANTOS: Dever de todos

Reginaldo Santos
A base da sociedade é formada por muitos valores, mas não podemos negar que um dos mais importantes é a educação. Esta educação não é só aquela das salas de aula e sim a que vem de casa, já que a escola tem a função de escolarizar, quem educa são os pais ou familiares.
Quando aqueles que têm a função principal de educar transferem essa responsabilidade para a escola, retiram de si a educação dos seus. Escola é lugar de aprender, brincar, compartilhar, ensinar, etc, já o ato de educar pura e simplesmente nasce e cresce dentro do próprio lar.
Reginaldo Santos
Uma família tem uma enorme responsabilidade com seus filhos, pois os bons e maus exemplos nascem primeiro dentro da própria casa, como pessoas que respeitam o outro, aos mais velhos, a comer de boca fechada, retirar e guardar as coisas que usou, falar baixo, fechar o que abriu, apagar o que acendeu e todos os valores que muitos insistem em querer colocar como ultrapassados ou alterados. Valores são imutáveis e não dependem de tempo ou espaço!
Por omissão ou uma conveniente falta de conhecimento, alguns insistem em transferir essa responsabilidade para a escola. Quando você não prepara uma boa fundação e um alicerce forte, a tendência, mais cedo ou mais tarde da casa é trincar ou desabar. Essa simples analogia diz muito sobre a seriedade e responsabilidade em formar uma boa criança, que se tornará um jovem responsável e um adulto ético e educado.
DO MESMO AUTOR
Vamos falar de música…
Uma breve história do rádio
A consciência e o caráter nascem com cada indivíduo, o meio ajuda ou piora esse ser, mas os bons exemplos fazem com que a estrutura do ser seja firme.
Isso não quer dizer que se tenha que deixar a criança fazer o que quiser, viver em função dela ou não deixá-la se decepcionar ou se frustrar, pois quando se faz isso, cria-se o efeito reizinho ou pequeno imperador (já sabemos que a maior parte desses foi formada por tiranos).
Isso mesmo, você estará criando um pequeno tirano, que insiste em dormir na cama dos pais, se jogar no chão quando não recebe o quer (fenômeno muito conhecido na terra como pirraça), derrubar e quebrar coisas, não respeitar ninguém, achar que o mundo gira ao redor do umbigo dele e com isso, se tornar um péssimo adulto, chato, fútil, vazio, vaidoso demais, não respeitar as mulheres e ser violento com elas.
O medo que os novos pais têm de não errar e acharem que precisam dar tudo aos seus filhos é exatamente o que tem causado tantos males, já que educação está ligada a valores e virtudes morais, que não mudam, mas estão se dissolvendo ao longo do tempo.
Educação na escola é um direito de todos, mas ser educado em todos ou na maior parte dos momentos é mais que um dever, é uma obrigação.
*Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião do veículo.
COMPARTILHAR