OPINIÃO > BRUNNA BRAVO: Marketing e empreendedorismo no interior

Marketing word cloud concept

Antes de começar, gostaria de agradecer à Revista Cidade pelo convite, e por poder compartilhar com vocês um pouco de tudo o que aprendi nesses 7 anos de mercado no marketing e empreendedorismo, na Região dos Lagos.

Brunna Bravo

É um grande desafio investir nesta área, em uma região que passa por tantas mudanças econômicas, turísticas e políticas, mas temos vários exemplos de sucesso, que provam que é possível ter ótimos resultados, e vamos trazer para vocês em outros textos.

Um dos pontos mais interessantes do cenário do empreendedorismo e marketing de Cabo Frio, é a diversidade de visão dos empresários. Posso destacar, especialmente os 2 tipos mais comuns: o empreendedor cabofriense tradicional; e o novo empreendedor inovador.

O empreendedor cabofriense tradicional é o nascido e criado de acordo com a cultura da cidade. Ele é um pouco mais fechado ao novo, trabalha bem no formato de empresa familiar, e preza pelas raízes institucionais de associações, federações, e grupos fechados de debates e fomento econômico.

O novo empreendedor inovador é o que vem de outras cidades (na maioria das vezes, de
capitais), é atento a tendências de mercado, gosta de inovar nos segmentos, e preza pela
liberdade e desenvolvimento rápidos, nos projetos. Ele gosta de participar de comunidades
abertas, é receptivo a parcerias e ao empreendedorismo colaborativo.

Eles são bem diferentes, mas os dois são fundamentais para o que temos visto hoje na região: crescimento nas empresas, aceleração dos setores gastronômicos e de educação,
principalmente, e cada vez mais, mão de obra altamente qualificada. Neste cenário, o
marketing, com foco no marketing digital, é um dos principais fatores que colaboraram para esse crescimento, e vamos falar um pouquinho mais dele em outras matérias.

*Brunna Bravo é Jornalista e CEO da Agência Moove

COMPARTILHAR