Estado do Rio discute projeto de Zoneamento Ecológico Econômico

Oficina discute projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do estado do Rio
Oficina discute projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do estado do Rio

Oficina discute projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do estado do RioBoca da Barra em Cabo Frio (Ernesto Galiotto)

A Secretaria do Ambiente (SEA) realiza nesta quinta-feira (15/10), no Centro de Convenções da Firjan, uma Oficina de Trabalho visando à elaboração do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro (ZEE/RJ), instrumento fundamental para o ordenamento ambiental do território fluminense.
A oficina contará com a participação de cerca de 70 profissionais de 30 instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal que atuam na área de planejamento territorial, além de representantes do setor empresarial.

O enfoque central da segunda oficina – a primeira aconteceu na sede da Secretaria, em agosto – será debater o zoneamento em termos regionais, com a participação de representantes dos comitês de bacia e das superintendências regionais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

{loadposition tague}

Está prevista uma terceira oficina, a ser realizada numa universidade, seguida de nove consultas públicas, uma em cada região hidrográfica do estado. A efetiva participação dos segmentos envolvidos na elaboração do ZEE garante a sua governança efetiva.

O ZEE poderá influir no ordenamento do uso do território por meio de orientações, restrições e alternativas para sua exploração sustentável. Esse ordenamento territorial influenciará a tomada de decisão sobre áreas com restrição de uso; prioritárias para criação de unidades de conservação e corredores ecológicos; de proteção de mananciais; e potenciais para criação de polos industriais, agrícola, florestais e turísticos, assim como, nas diretrizes para o licenciamento, o controle e a recuperação ambiental.

Fonte SEA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR