Oficina de Reciclagem de Brinquedos recebe doações

Oficina de Reciclagem de Brinquedos recebe doações
Oficina de Reciclagem de Brinquedos recebe doações

Oficina de Reciclagem de Brinquedos recebe doaçõesOficina de Reciclagem de Brinquedos da UVA – higienização e restauração (Divulgação)

Meta é restaurar brinquedos para serem doados a 800 crianças e adolescentes do bairro Maria Joaquina

As crianças do bairro Maria Joaquina, na divisa dos municípios de Cabo Frio e Armação dos Búzios, já têm data marcada para receber a visita do Papai Noel: 12 de dezembro, na Escola Municipal Justiniano de Souza. Para garantir a festa de cerca de 800 crianças e adolescentes, voluntários da Oficina de Reciclagem de Brinquedos – Os Ajudantes de Papai Noel prometem trabalhar com afinco nas próximas oito semanas. A estrutura já está montada no Laboratório de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, para receber as doações, restaurar os brinquedos e montar os kits.

Todo tipo de brinquedo, desde que não faça apologia à violência, pode ser doado, independente do estado de conservação – sujo, quebrado ou faltando peça. Na oficina, as doações passam por uma triagem para identificar a necessidade de restauro. Em seguida, os brinquedos são higienizados, consertados e separados por faixa etária e gênero. Por fim, inicia-se a montagem dos kits, todos com um valor equivalente, e a inclusão de algum tipo de literatura (livros e gibis) ou revista de atividades, com o objetivo de estimular o hábito da leitura.

{loadposition tague}

A professora Cláudia Oliveira, que idealizou o projeto ainda na faculdade de Biologia, no início da década de 1990, conta que o volume de resíduos gerado com o descarte de brinquedos quebrados, especialmente de plástico, chamava a atenção de um grupo de jovens estudantes, que passaram a buscar alternativas para diminuir o lixo gerado. Dar uma nova vida aos brinquedos foi a solução encontrada, que é traduzida muito além de uma simples lição de sustentabilidade. Solidariedade, amor ao próximo e reflexões sobre o consumo consciente também tecem o projeto, que transforma não apenas os objetos, mas a vida dos voluntários que se envolvem na ação e daqueles que recebem os presentes.

Pessoas e empresas que quiserem participar da iniciativa podem doar brinquedos, livros e gibis, novos e usados. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. E aqueles que quiserem conhecer melhor o projeto e participar da etapa de higienização e restauro também podem se dirigir ao campus da Universidade, sempre no período da tarde.

Andréa Luiza Collet

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR