Oficina da Memória inscreve idosos da Região dos Lagos

Atividade é realizada pelo Serviço de Psicologia Aplicada da UVA

A Oficina da Memória, oferecida pelo Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Veiga de Almeida (SPA-UVA), em Cabo Frio, está com inscrições abertas para pessoas com 60 anos ou mais que residem na Região dos Lagos. A oficina trabalha com estratégias para estimular a memória dos idosos, por meio de jogos, dinâmicas e exercícios. As inscrições podem ser feitas diretamente no campus, na Estrada das Perynas, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

As atividades serão realizadas em grupos de até oito pessoas, durante 12 encontros, com uma hora de duração cada sessão. O horário será combinado com o grupo e o trabalho será desenvolvido por dois estagiários da equipe de neuropsicologia, sob a orientação da professora Juliana Fernandes. O interessado paga uma taxa simbólica pelo serviço e não é necessário encaminhamento de outro profissional de saúde.

“A oficina tem como proposta avaliar, estimular e ensinar estratégias para facilitar o uso da memória no dia-a-dia, promovendo qualidade de vida e autonomia para o idoso”, destaca a professora, explicando que o serviço não se restringe às pessoas que já apresentam algum tipo de dificuldade cognitiva. Juliana lembra que situações como dificuldade na hora de pagar uma conta, esquecimentos frequentes e prejuízos nas funções básicas cotidianas são sinais de alerta. “As dificuldades de memória podem estar relacionadas a fatores orgânicos ou a própria condição de vida, como estresse, depressão e ansiedade”, destaca Juliana.

SERVIÇO
SPA – Serviço de Psicologia Aplicada
Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio
Endereço: Estrada das Perynas, s/n°
Atendimento: de 2a a 6a, das 8h às 20h

Fonte Andréa Luiza Collet

 

 

COMPARTILHAR