Obras do primeiro Museu do Sal do Brasil já estão em fase de cobertura

Obras do primeiro Museu do Sal do Brasil já está em fase de cobertura
Obras do primeiro Museu do Sal do Brasil já está em fase de cobertura

Obras do primeiro Museu do Sal do Brasil já está em fase de cobertura

A construção do primeiro Museu do Sal do Brasil acontece no bairro Balneário em São Pedro da Aldeia.

As obras estão em fase de cobertura, com colocação de telhas. O casarão, que será a sede do museu, está passando por uma série de ações de revitalização e já recebeu serviços de contrapiso, emboço e madeiramento do telhado. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura da cidade e o Ministério do Turismo. O local terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho salineiro no município.

O projeto contempla duas salas de exposição (Salinas e Senzala), sala de administração e manutenção de acervo, copa de apoio, recepção e loja, além de cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos, deck de madeira e moinho, entre outros. Criado para ser autossustentável, o Museu do Sal contará com captação de água da chuva para abastecimento de tanques de água e uso de energia eólica para abastecer a casa e a praça de entrada através de moinhos.

Localizado às margens da RJ 106, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aldeense, o museu também contará com rampas e piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão. O local irá reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi uma das principais atividades econômicas do município e da Região dos Lagos por muito tempo. O acervo está sendo montado pela Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia.

Fonte PMSPA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR