Museu de Arte Religiosa e Tradicional tem programação diversificada em novembro

Museu de Arte Religiosa e Tradicional tem programação diversificada em novembro
Museu de Arte Religiosa e Tradicional tem programação diversificada em novembro

Museu de Arte Religiosa e Tradicional tem programação diversificada em novembro

Novembro chegou e com ele várias atividades previstas para acontecer no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, localizado no Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no centro de Cabo Frio.
O Convento em si já vale a visita, com sua história encravada na cidade de Cabo Frio há mais de 300 anos, valioso exemplar da arquitetura franciscana. Entre o acervo em exposição, destacam-se esculturas sacras do período barroco, como o retábulo e a Nossa Senhora dos Anjos.

Na área de exposições temporárias, continua aberta ao público a exposição “Ricardo Sepúlveda/Marítimo – Entre Tubarões e Embarcações”. Centenas de pessoas já visitaram essa mostra que traz a arte deste engenheiro naval por profissão, artista plástico por vocação, que em dobraduras de papel, apresenta instalações inusitadas de tubarões balançando ao vento. Mergulhe nessa invenção do artista e sinta-se como que nadando entre os tubarões. A exposição está aberta de 2a a 6a feira, das 10 às 17 horas.

Para o dia 14 de novembro, a Rede Rio Astronomia e o MART programaram mais uma edição do projeto Astronomia no Museu, dia de uma esperada “super lua”. A expectativa para esse dia é que a lua estará mais próxima da terra, dando a sensação de maior e mais brilhante. Para tratar do assunto, às 18 horas teremos uma palestra com o astrônomo Carlos Ayres, falando sobre a História da Astronomia no Brasil – uma conquista das estrelas. A partir das 19:30 horas, havendo condições meteorológicas, haverá a observação dos astros com telescópios. Uma ótima dica para o feriado, para trazer as crianças e os amigos. Entrada franca. 

No dia 19 de novembro, sábado, das 11 às 14 horas haverá uma atividade de Meditação e Música. Promovida pela Associação Sahaja Yoga, que traz o conjunto de música Seven Eyes para uma apresentação de música e meditação nos jardins do Museu de Arte Religiosa Tradicional, em Cabo Frio. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades.

Composta pelos artistas Paulo Vinicius, compositor e guitarrista clássico e pela vocalista inglesa, Tanya Wells, especialista em técnicas vocais indianas, o Seven Eyes foi recentemente convidado pela ONU para apresentar-se em Nova York, por ocasião do Dia Internacional da Yoga.

A programação artística faz parte da turnê “Realiza Brasil 2016” e reúne diversos jovens da Meditação Sahaja Yoga, com o propósito de apresentar a meditação e a arte à população de diversas cidades.

Durante todo o mês continuam as atividades de ensaio do Coral Despertar, nas 3ª e 6ª feiras, às 15h; e a do Coletivo Gira Sol, de danças circulares, nas 2ª feiras, às 15h. São atividades abertas, que você pode assistir e/ou ingressar nos grupos – alegria e diversão garantida!

Ainda na programação permanente, nas 5ª feiras, às 16 horas, o Maestro Budega, formador de muitos músicos cabofrienses, dedica-se a ensinar a arte do Chorinho nos jardins do MART.

Dia 24 de novembro é dia de Música no Convento – um encontro com a boa música cabofriense na acústica da nave conventual. Um ótimo momento para trazer a família e os amigos, a partir das 19:30 horas. O convidado do mês é o talentoso músico, compositor e ator Ivan Alves, integrante do grupo teatral Creche na Coxia e com um grande repertório musical, conhecido da noite cabofriense. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades.

No dia 26 de novembro, mais uma edição da Feira Agroecológica do Convento, a partir das 15 horas, sempre com a presença dos produtores da região, que com todo carinho e atenção cultivam aqueles legumes e verduras especiais da roça para sua mesa. A programação cultural da feira está por conta do Grupo Quilombando Griot, que no mês da Consciência Negra, fará uma apresentação especial sobre as tradições afro-brasileiras, nas danças e na música. Às 17 horas, será exibido o curta-metragem “Petróleo e Pesca: Impactos e Conflitos”, com direção do Observatório de Cabo Frio, 20min. O documentário mostra os pescadores locais registrando suas vivências no mar, o que, a cada dia, torna-se mais difícil devido aos impactos provocados pela cadeia produtiva do petróleo na região.

Serviço:

Museu de Arte Religiosa e Tradicional
Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos – Largo de Santo Antônio, s/n, Centro, Cabo Frio – CEP 28.905-360

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR