Mudança sem aviso no itinerário de ônibus desagrada moradores das Palmeiras

IMG 20150710 WA0004
Linha 310 agora passa duas vezes em frente ao shopping e nenhuma em frente à UPA

IMG 20150710 WA0004

Quase todo mundo foi pego de surpresa. O aviso de mudança no roteiro da linha 310 – Contorno X Palmeiras, foi fixado dentro dos ônibus dois dias antes da alteração, que não foi pequena. Além da mudança radical nas ruas por onde trafegava, também o tempo de viagem entre a cidade e o bairro foi alterado. O percurso que antes era feito em 15 minutos, agora leva meia hora.

Na manhã desta sexta-feira,10,  os usuários do bairro das Palmeiras, que já contam com poucos horários estavam revoltados. Dona Eva de 90 anos, reclamava e ameaçava chamar o secretário de Transportes para resolver a situação. Outros moradores falavam em abaixo-assinado. E não faltaram sugestões: “Por que não mudar o itinerário do ônibus do shopping, que tem vários horários, e fazer com chegue até aqui nas Palmeiras, entrando pela Rua Irmã Josefina da Veiga e atendendo a maioria da população daqui?, sugeriu a usuária Márcia.

No meio da manhã, um fiscal da secretaria de Transporte esteve no Condomínio Village do Sol II informando que a empresa não estava cumprindo o estabelecido.

No site da empresa um comunicado do dia anterior à mudança enfatiza o benefício da alteração para o shopping Parklagos. “Comunicamos que, a partir do 09 de Julho de 2015, a linha 310 – Contorno X Palmeiras terá uma alteração em seu itinerário, passando em frente ao Shopping Park Lagos nos sentidos ida e volta”, diz o texto que apresenta o novo percurso.

IDA
Avenida do Contorno
Avenida Américo Vespúcio
Avenida Assunção
Rua Jonas Garcia
Avenida Júlia Kubitscheck
Avenida Central
Rua Geraldo de Abreu
Rua Henrique Terra
Rua Crisólito
Rua Maria Rita Novellino
Rua Ózimo Gonçalves
Rua Rosalina Terra
Rua Coronel Ferreira
Rua Diamante
Rua Sapoti
Rua Henrique Terra
Rua Fortaleza
Rua Porto Alegre
Rua Poeta Vitorino Carriço
Rua Los Angeles
Avenida América Central
Rua Paulo Burle

VOLTA
Rua Henrique Terra
Avenida Excelsior
Rua Geraldo de Abreu
Avenida Central
Rua Maninha Carriço
Rua Inglaterra
Avenida Júlia Kubitscheck
Rua Silva Jardim
Avenida Assunção
Avenida Américo Vespúcio
Avenida do Contorno

mudança itinerario palmeiras (2)Comunidade não foi consultada

O presidente da Associação de Moradores das Palmeiras e Siqueira, Elias Brito, também ficou surpreso com a mudança. “Vou hoje falar com a Salineira sobre isso. Não recebemos nenhum comunicado de nada”, disse, adiantando que estará convocando uma reunião extraordinária com os moradores do bairro para discutir a situação.

“Temos, ou pelo menos tínhamos, no percurso da linha 310, cinco escolas municipais: Escola Santos Anjos Custódios, Creche Vovó Cinha, Escola Robinson Azevedo, Creche Cladyr da Rocha, Escola Américo Vespúcio, isso sem falar da UPA de São Cristóvão, que agora passa a contar com apenas uma linha de ônibus, o Jardim Caiçara, quando o shopping passa a ter duas”, estranha o presidente.

A Auto Viação Salineira informou, em nota, que “foi feito um estudo junto à Secretaria de Transportes para melhor atender aos moradores do bairro Palmeiras e bairros vizinhos. O novo itinerário está sendo feito de forma experimental e caso haja transtorno para o coletivo, o caso será reavaliado. Lembrando que a responsabilidade da mudança de itinerário é do poder concedente. A empresa informa, também, que os avisos foram colocados nos ônibus desde a última terça-feira (07/07)”.

NE: Na manhã do sábado, dia 11,  a linha 310 alterou o percurso, volando a trafegar na rua Irmã Josefina da Veiga, só que no sentido contrário ao que fazia antes.  

 

 

Niete Martinez 

COMPARTILHAR