Mostra Ambiental comemora 400 anos de Cabo Frio

Mostra Ambiental comemora 400 anos de Cabo Frio
Mostra Ambiental comemora 400 anos de Cabo Frio

Mostra Ambiental comemora 400 anos de Cabo Frio Dunas do Peró é um dos ambientes que serão abordados nas palestras (Papi)
O evento terá projeção de filmes, debates, oficinas, aula de yoga, exposições, além de caminhada e feira agroecológica

De 4 ao 7 de novembro, Cabo Frio recebe a terceira edição da Mostra de Filmes MADrE – Meio Ambiente, Direitos e Educação, que além de filmes e debates, contará com palestras, oficina, rally fotográfico para crianças e jovens, exposição e projeção de fotos e uma feira de produtos agroecológicos e artesanais com grupos de oito municípios

Os filmes, debates e palestras abordarão desde a situação do Parque Estadual da Costa do Sol, da Lagoa de Araruama e das Dunas do Peró até as mudanças climáticas e os movimentos de Cidades em Transição e Ecovilas, que traçam rumos alternativos para lidar com os desafios contemporâneos na esfera global.

Outro tema de destaque será a importância dos saberes tradicionais, que constituem verdadeiros patrimônios culturais. Embora tenham pouca visibilidade, o uso de plantas medicinais e a agricultura agroecológica são exemplos desses saberes que são passados de geração em geração e contribuem para uma vida mais saudável e para a proteção do meio ambiente.

{loadposition tague}

Buscando resgatar e valorizar essa riqueza cultural, a Mostra MADrE promoverá um intercâmbio entre estudantes de um escola urbana e uma escola agrícola. A ideia é que os jovens da Escola Profa. Márcia Francesconi Pereira, de São Cristóvão, tenham a oportunidade de conhecer uma realidade diferente e ver de perto as atividades que a Escola Agrícola Nilo Batista, em Campos Novos, está desenvolvendo, como horta, farmácia viva e cozinha experimental.

No dia do encerramento (7), haverá caminhada ecológica, exposição e projeção de fotos e a Feira da Agroecologia. A Feira será montada em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), das 14 às 18h, e contará com ao menos 15 grupos expositores de oito municípios.

Com o lema: Famílias no campo, saúde no prato e natureza em todo lugar, a feira pretende apresentar ao público cabo-friense a diversidade de produtos agroecológicos e artesanais de comunidades quilombolas e da agricultura familiar da região da Baixada Litorânea. Esses grupos são guardiões da história, cultura e meio ambiente e, portanto, devem ter seus direitos respeitados.

Às 20h, Jair Guerra, um dos idealizadores da Mostra, fará uma projeção de fotos sobre a fachada do MART, mostrando diferentes ângulos da cidade aniversariante. Esta terceira edição da Mostra MADrE é um dos projetos contemplados pelo Proedi, programa de fomento à cultura da Prefeitura de Cabo Frio, e integrará o calendário de atividades dos 400 anos da cidade.

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR