Manguezais de Búzios: Praia da Foca

praia da foca buzios

praia da foca buziosPraia da Foca, BúziosSe o setor norte do promontório de Búzios apresenta-se pouco recortado, com praias longas e com energia marinha suavizada pelo recorte geográfico, o setor sul é bastante acidentado, com praias pequenas (exceto a de Geribá) e mar muito agitado. Na parte norte, encontra-se o Rio Una, o que restou do Rio Trapiche e o diminuto Córrego da Barrinha, hoje transformado numa vala. Ao norte do promontório, o ambiente revela-se propício não apenas para a ocorrência de manguezais ribeirinhos (no estuário de rios), como também para manguezais de franja (na borda de praias, sem a presença necessária de um curso d’água em sua retaguarda).

Não encontraremos estas condições no lado sul de Búzios. Ali, a energia marinha é muito intensa, os ventos são muito fortes, a salinidade é mais acentuada que ao norte e as reentrâncias são enfezadas, íngremes e hostis. Nada, na costa sul, favorece o arraigamento de um manguezal, por menor que seja. Por estas razões, o leigo e o estudioso ficam impressionados ao topar com um manguezal na ínfima e bela Praia da Foca, ela mesma parte de um conjunto maior abrigado por uma enseada que começa na Ponta da Lagoinha e abriga diversas praias pequenas. Este conjunto está protegido pelo Parque Municipal da Lagoinha e, mais recentemente, pelo Núcleo Pau Brasil do Parque Estadual da Costa do Sol!

 

mapaambientalbuziosMapa assinalando o Parque Municipal da Lagoinha. manguepraiadafocaPequeno manguezal da Praia da Foca (primeiro plano) visto em conjunto. Notar os escolhos em meio aos quais cresceu. Foto do autor.

Dificilmente um manguezal de borda poderia se desenvolver na Praia da Foca ou em outras praias da costa meridional de Búzios. No entanto, a concavidade da praia e a barreira de pedras permitiu que propágulos (sementes) de mangue preto (Avicennia schaueriana) ou também de outras espécies, ao que tudo indica provenientes do manguezal da Ponta da Sapata, tenham sido lançados ali pelas marés ou pelas ondas do mar. Só os propágulos de mangue preto vingaram. Uma busca em outras praias do litoral sul não localizou outros manguezais antes da Lagoa de Araruama.

Além da proteção contra ondas constituída pelos recifes, a geóloga Katia Leite Mansur, em comunicação pessoal ao autor, encontrou outro fator a favorecer o desenvolvimento do pequeno manguezal: a contribuição da água doce que verte de uma duna. A geóloga explica que “… na Foca o ambiente do aquífero é outro (granular, formado por material arenoso, marinho ou de paleodunas). Em certa ocasião, presenciei a água escoando da encosta arenosa até o pequeno manguezal. Ali, ao lado da Foca, na Ponta da Lagoinha, foi identificada, estudada e proposta a Orogenia Búzios (aceita internacionalmente como a última parte a se fechar do Gondwana).
A Praia da Foca ainda apresenta índices de conservação elevados, não apenas com o pequeno manguezal de mangue preto, mas com vegetação de costão rochoso e com a vegetação típica de Búzios. Embora incluída no Parque Municipal da Lagoinha, ela corre risco de ser alcançada pela urbanização acelerada do balneário.

As árvores de mangue preto não conseguiram crescer normalmente na Praia da Foca. Talvez o fator limitante sejam os fortes ventos. Mas ele está ativo, com suas plantas florescendo, frutificando e produzindo sementes.

Manguezal monoespecifico focoManguezal monoespecífico (constituído por uma só espécie) da Praia da Foca (Búzios) florescendo e frutificando. Foto do autor. mangueFoca raizesManguezal da Praia da Foca. Raízes respiratórias (pneumatóforos) pontiagudas.

Entre elas, um filhote (plântula) de mangue preto saudável. Foto do autor.Voltando o olhar para o substrato e para os pés das plantas, visualizam-se, de imediato, as raízes respiratórias do mangue preto e a presença de plantas novas (propágulos), indícios de que, apesar das adversidades enfrentadas, o manguezal está produtivo

Arthur Soffiati é historiador ambiental e pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da UFF/Campos.

{loadposition tague}

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR