Manguezais da Lagoa de Araruama

mangue porto do carro

As obras de duplicação da rodovia que dá acesso a Cabo Frio afetaram bastante o manguezal de Porto dos Carros (22°51’55.38″S/ 42°1’58.55″O), pois nenhum cuidado foi tomado para protegê-lo. No entanto, em 5 de junho de 2007, a Prefeitura Municipal de Cabo Frio instituiu o Parque Ecológico Dormitório das Garças Walter Bessa Teixeira para proteger este manguezal. Trata-se da primeira unidade de conservação do município. É grande a presença do mangue de botão nele (Conocarpus erectus).

mangue porto do carroManguezal de Porto dos Carros protegido pelo Parque Ecológico Dormitório das Garças Walter Bessa Teixeira. Fonte: Google Earth, junho de 2011 manguesiribeiraExemplar de siribeira ou mangue preto (Avicennia schaueriana) com flor. Manguezal Porto do Carro. Foto do autor.

Ainda na Lagoa de Araruama, existem manguezais estropiados na foz de pequenos rios que desembocam nela. Examinei o que fica no Rio Salgado (22°52’13.42″S/42°17’26.74″O). Com suas margens bastante ocupadas por moradias populares, o rio, em seu trecho final, está muito poluído e degradado. Este forte processo de antropização deixou o manguezal limitado ao mangue branco e ao mangue de botão. Esta última espécie, aliás, aumenta a frequência à medida que se caminha para o Sul, principalmente na restinga de Massambaba.

manguezal rio salgadoManguezal descaracterizado do Rio Salgado. Foto do autor. rio salgadoRio Salgado, com foz na Lagoa de Araruama. Fonte: Google Earth, novembro de 2010

Impõe-se fazer um levantamento sistemático das áreas de manguezal no interior das Lagoas de Saquarema e Jaconé, interligadas por um canal. Foi possível, num rápido reconhecimento, detectar a presença de mangue branco como dominante na Lagoa de Saquarema. No início do canal, junto à Lagoa de Saquarema, ocorre também o mangue vermelho. Já no canal houve intensa invasão de rabo-de-galo (Dalbergia ecastaphyllum). No geral, porém, o estado de ambas é sofrível.

lagoa jaconeLagoas de Jaconé e Saquarema, com canal de ligação entre as duas.

Fonte: Google Earth, agosto de 2012

lagoa saquaremaManguezal da Lagoa de Saquarema cercado por taboa (Typha domingensis) e por samambaia-do-brejo (Acrostichum aureum). Foto do autor canal saquarema lagoa jaconeCanal Saquarema-Jaconé: dominância do rabo-de-galo (Dalbergia ecastaphyllum), invasor de áreas de manguezal perturbado ou degradado. Foto do autor

 

Arthur Soffiati é historiador ambiental e pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da UFF/Campos.

{loadposition tague}

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR