Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, recebe mutirão de limpeza

Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, recebe mutirão de limpeza
Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, recebe mutirão de limpeza

Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, recebe mutirão de limpezaIniciativa contou com a participação de voluntários e quiosqueiros do entorno da Lagoa de Iriry (Mauricio Rocha)

Técnicos da Secretaria de Ambiente de Rio das Ostras começaram nesta terça, dia 22, um mutirão de limpeza na Lagoa de Iriry, que deverá durar três dias. A iniciativa, que contou com a participação de voluntários e quiosqueiros do entorno, tem por objetivo retirar a vegetação que ocupa a Lagoa, por um fenômeno natural.

Nos últimos dias, em função das chuvas e de mudanças climáticas, houve a proliferação de plantas conhecidas como “alface de lagoa”, que são erroneamente confundidas com gigogas. Contudo, ao contrário desta vegetação, elas são benéficas para as espécies aquáticas da região porque, segundo especialistas em Educação Ambiental, acabam funcionando como filtro de água na Lagoa de Iriry.

{loadposition tague}

Na operação, funcionários da prefeitura estão retirando a vegetação da lagoa com a ajuda de tratores e ferramentas de jardinagem.

“A seca verificada nos últimos meses provocou o acúmulo de folhas e microrganismos nas margens da Lagoa de Iriry. Com as chuvas dos últimos dias, este material em decomposição foi carregado para dentro da Lagoa, aumentando automaticamente o nível de nitrogênio da água, o que fez com que estas plantas se multiplicassem rapidamente”, explica o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.

Ainda de acordo com o Secretário, a rede de contenção das macrófitas (plantas) que os quiosqueiros colocaram na Lagoa, justamente para conter o crescimento de vegetação, foi rompida nos últimos dias. “Nossos técnicos ajudaram a colocar esta rede para conter o crescimento das plantas, mas infelizmente ela foi cortada, o que agravou a situação”, completa.

Apesar do desequilíbrio, os últimos boletins de balneabilidade do Inea colocam a Lagoa do Iriry como própria para banho.

Fonte PMRO

{slider Leia Também }

Rio das Ostras vai integrar projeto “Cidade Inteligente”Lagoa

{/sliders}

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR