Lagoa de Iriry e Praia do Remanso, em Rio das Ostras, recebem “Bandeira Azul”

Lagoa de Iriry e Praia do Remanso, em Rio das Ostras, recebem “Bandeira Azul”
Lagoa de Iriry e Praia do Remanso, em Rio das Ostras, recebem “Bandeira Azul”

Lagoa de Iriry e Praia do Remanso, em Rio das Ostras, recebem “Bandeira Azul”Praia do Remanso em Rio das Ostras/RJ (Maurício Rocha)

Somente duas lagoas no Brasil conquistaram a certificação internacional de qualidade socioambiental

A cidade de Rio das Ostras recebeu a certificação “Bandeira Azul” para a Praia do Remanso e a Lagoa do Iriry, concedida pela instituição internacional FEE – Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental).

A decisão final é tomada por um júri internacional, a partir de critérios como balneabilidade, estrutura de serviços, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. No Brasil, o certificado é concedido pelo Instituto Ambiente em Rede.

De acordo com Carla Ennes, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, “a certificação internacional Bandeira Azul atesta a balneabilidade de nossas praias e o conforto oferecidos a turistas e moradores, confirmando o caminho certo que tomamos no que diz respeito aos cuidados com nossos atrativos naturais”, disse a secretária.

Antes, os locais já haviam sido avaliados pelo júri nacional, formado por representantes dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOS Mata Atlântica e Instituto Ambientes em Rede.

Lagoa de Iriry Jorge RonaldLagoa de Iriry (Jorge Ronald)Além da Lagoa de Iriry, a Lagoa do Peri, em Florianópolis, foi a outra agraciada com a certificação na temporada 2015/2016.

Os outros três locais no Brasil que receberam a certificação pela primeira vez foram as praias de Palmas (Governador Celso Ramos, SC) e de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Salvador, BA). Também foram renovadas as certificação de praias e marinas brasileiras que já possuem bandeiras hasteadas.
JURI – O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul é composto pela United Nations Environment Programme (UNEP), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), International Lifesaving Federation (ILS), European Environment Agency (EEA), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Union for Conservation of Nature (IUCN), Environmental Education Expert, International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA) e Foundation for Environmental Education (FEE).

{loadposition tague}

BANDEIRA AZUL – Essa é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, informação e sensibilização ambiental.
As praias e marinas escolhidas ficam autorizadas a ostentar a Bandeira Azul durante a temporada. Pode, portanto, ser considerada um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

PRAIAS E MARINAS CERTIFICADAS – TEMPORADA 2015/2016
Praia do Remanso – Rio das Ostras, RJ
Lagoa do Iriry – Rio das Ostras, RJ
Praia do Tombo – Guarujá, SP
Prainha – Rio de Janeiro, RJ
Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC
Lagoa do Peri – Florianópolis, SC
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador, BA
Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ
Marinas Nacionais – Guarujá, SP
Praias em projeto piloto:
Praia Grande – Governador Celso Ramos, SC
Itacoatiara – Niterói, RJ
Sossego – Niterói, RJ
Praia de Areia Vermelha – Cabeledo, PB

Fonte PMRO

{loadposituon facebook}

COMPARTILHAR