Inea faz consultas públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre

Consultas públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre acontecem em quatro municípios
Consultas públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre acontecem em quatro municípios

Consultas públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre acontecem em quatro municípios

Objetivo é proteger espécies ameaçadas do rio Paraíba do Sul e contribuir para manutenção dos recursos hídricos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai realizar quatro consultas públicas, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/11), sobre a criação do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Estadual do Médio Paraíba. As consultas serão realizadas em Valença, Três Rios, Resende e Volta Redonda, que estão entre os 13 municípios beneficiados com a nova unidade de conservação.

A primeira consulta acontece no dia 18, às 10h, em Valença, na Fundação Cultural Léa Pentagna (Rua Zito Pentagna, 213 – Benfica). No mesmo dia, às 17h, será a vez da reunião em Três Rios, na Escola Municipal Américo Silva (Avenida Alberto Lavinas – Centro).

No dia 19, às 10h, a consulta vai ser realizada em Resende, na Avenida Coronel Professor Antonio Esteves, 1 – Campo de Aviação e, às 17h, em Volta Redonda, no Colégio Anglo-Americano (Rua Dionéia de Andrade Faria, 209 – Aterrado).

O Refúgio de Vida Silvestre é uma unidade de conservação de proteção integral. Seu objetivo é a proteção de ambientes naturais nos quais sejam asseguradas as condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

A unidade vai abranger áreas dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.

Além da proteção das espécies ameaçadas da região do Médio Paraíba do Sul e a manutenção dos recursos hídricos, a criação do RVS tem como objetivos a restauração ecológica e a gestão do uso e ocupação do solo na unidade de conservação e seu entorno. Ao aliar a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento sustentável da região, o refúgio também trará como benefícios o incremento de atividades de turismo, lazer, cultura e educação ambiental.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Unidades de Conservação (Inea/Geuc) pelo telefone (21) 2332-5515, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. As contribuições também podem ser enviadas para o e-mail geuc.inea@gmail.com.

{loadposition tague}

Programação

18 de novembro
Valença
Local: Fundação Cultural Léa Pentagna, na Rua Zito Pentagna, 213, Benfica
Horário: 10 horas
Três Rios
Local: Escola Municipal Américo Silva (Espaço Leonel Brizola), na Av. Alberto Lavinas, s/no, Centro
Horário: 17 horas

19 de novembro
Resende
Local: Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, 1, Campo de Aviação
Horário: 10 horas
Volta Redonda
Local: Colégio Anglo-Americano, na Rua Dionéia de Andrade Faria, 209, Aterrado
Horário: 17 horas

Fonte SEA

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR