Forte São Mateus atrai turistas de todo o país e bate recorde de visitações

Mas na última semana o ponto turístico bateu recorde de visitação. Mais de três mil pessoas assinaram o livro de presença deixado pela direção na entrada do monumento histórico. As informações foram divulgadas pelo diretor,

O Forte São Mateus recebe centenas de pessoas diariamente, principalmente nos fins de semana. Mas na última semana o ponto turístico bateu recorde de visitação. Mais de três mil pessoas assinaram o livro de presença deixado pela direção na entrada do monumento histórico. As informações foram divulgadas pelo diretor, Evangelos Pagalidis.

De segunda (22) a domingo (28) foram registrados 3.400 visitantes. O local é o queridinho de moradores e turistas, seja pela bela vista, que rende magníficas fotos, ou pela história que o monumento possui.

Erguida em 1620, a construção que dá nome à principal praia de Cabo Frio, a Praia do Forte, revela uma das mais bonitas vistas da região. Dos mirantes da fortaleza, observa-se toda a orla, parte do Canal do Itajuru e a Ilha do Japonês.

O Forte de São Mateus é Patrimônio Histórico Nacional. Foi erguido para proteger a costa dos ataques dos franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região em razão da imensa quantidade de Pau-Brasil que existia por aqui em meados do século XVII.

Com quase quatro séculos de história (completa 400 anos em 2.020), o Forte abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950.

O Forte está localizado no final da Praia do Forte, próximo ao bairro Passagem e fica aberto diariamente em horário comercial, de 8h às 18h. A visitação é gratuita.

COMPARTILHAR