Flor Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio, celebra a primavera na região do vale do café

Flor Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio, celebra a primavera na região do vale do café
Flor Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio, celebra a primavera na região do vale do café

Flor Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio, celebra a primavera na região do vale do café

Vassouras e Sacra Família, lindas cidades históricas, são os cenários do evento que coloca em cena a arte e o meio ambiente.

Celebrando a capacidade de renovação e a beleza da primavera, FLOR Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio, chega a Vassouras e Sacra Família do Tinguá, distrito de Engenheiro Paulo de Frontin, de 12 a 16 de outubro, com o tema “Floresta, Matriz Brasileira”.

Em cena, produtores de flores e orgânicos ao lado de artistas, ambientalistas e pensadores proporcionam ao público uma programação efervescente repleta de poesia, gastronomia, música e conhecimento, sempre com um ponto em comum: o amor à natureza.

Durante o dia soltura de pássaros, cardápio de trilhas botânicas, oficinas de chás, aproveitamento total de alimentos, mostras de flores e orgânicos, culinária de flor, exposições de fotografias, gravuras históricas, atividades para crianças: um mundo de delicadezas naturais.

À tarde painéis de conhecimento: o compositor Lenine fala sobre orquídeas, Bia Bedran e Cássia Kis conversam sobre árvores de flor, o arquiteto Chicô Gouveia e a designer Heloísa Crocco trazem luz sobre a natureza nos objetos do cotidiano, a paisagista Maritza Orleans e Bragança fala dos labirintos na história, a pesquisadora Sandra Epstein e Rodney Albuquerque mostram alternativas fantásticas, os historiadores Cau Barata e Cláudia Gaspar contam tudo sobre o reflorestamento na história brasileira.

À noite a atriz Carol Castro e Zezé Motta leem textos de José de Anchieta, Elizabeth Bishop e Bernardo Vilhena sobre nossa floresta, além de sua música. Nei Lopes historiador, escritor, e sambista aporta com seu delicioso espetáculo de poesia e música: Poétnica, Lucinha Araújo lê Cazuza (ambos nascidos em Vassouras) ao lado de Cristina Braga e Ricardo Medeiros.

Para fechar o dia, jantares especiais: Marcus Breda, ator, cozinha e recita Caio Fernando Abreu; Patrícia Mellodi canta bossa nova e comanda pratos de flores; Vico Crocco, chef, põe os 5 biomas brasileiros à mesa ao lado de Ed Motta harmonizando música e natureza; e a chef Teresa Corção convida cozinheiras de fazendas históricas para colocarem a Floresta Atlântica em aromas e sabores e o poeta Jorge Mautner recita suas composições.

FLOR Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio foi idealizada pela musicista Cristina Braga que também assina a direção geral e artística, e cita Confúcio para definir sua ideia: “Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver, e flores para ter por que viver”.

SERVIÇO – LOCAIS:

Para abrigar a intensa programação, as atividades são distribuídas entre os municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, no distrito de Sacra Família do Tinguá. Em Vassouras, elas se concentram na Praça Barão do Campo Belo, PIM-Vassouras, Hotel Santa Amália e Mara Palace Hotel. Em Engenheiro Paulo de Frontin, no jardim Uaná Etê, na Fazenda das Palmas e na Praça da Matriz em Sacra Família.

Vassouras é conhecida como a Princesa do Vale com seu patrimônio histórico único, sua praça deslumbrante, e as fazendas de seu entorno, muitas delas com seus jardins abertos à visitação durante o evento. Sacra Família é um pequeno lugarejo, às margens do Caminho Novo, aberto por Fernão Dias Paes Leme, “O caçador de Esmeraldas”. A pequena cidade abriga a mais antiga Igreja do Vale do Café, fundada em 1722, e que deu origem a toda à região. O jardim de eventos Uaná Etê, com seus inúmeros gramados e vistas deslumbrantes, carrega em seu nome a simbologia da integração da natureza à imaginação. Uaná Etê na língua geral indígena significa “multidão de vagalumes”, evento natural apreciado ao entardecer nas beiras de floresta, especialmente durante a primavera e verão, na região do Vale do Café.

FLOR ATLÂNTICA – 2016
Festa Livre Ornamental do Rio
12 a 16 de outubro
Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin
Sacra Família do Tinguá – RJ

Fonte: Reg Murray
{loadposition facebook}

COMPARTILHAR