Fenômeno natural rompe barra de areia da Lagoa de Iriry

Fenômeno natural rompe barra de areia da Lagoa de Iriry
Fenômeno natural rompe barra de areia da Lagoa de Iriry

Fenômeno natural rompe barra de areia da Lagoa de IriryLagoa do Iriry apos o rompimento (Maurício Rocha)

Devido às fortes chuvas verificadas nos últimos dias em Rio das Ostras, a barra de areia que separa a Lagoa de Iriry da Praia de Costazul se rompeu. Com este fenômeno natural, a água da lagoa escoou em direção ao mar.

Uma equipe da Secretaria do Ambiente, realizou a limpeza da Lagoa, retirando a vegetação do local, com a ajuda de três tratores. De acordo com técnicos da Secretaria, em poucos dias o nível da água começa a se normalizar e a lagoa estará em condições de banho novamente para moradores e turistas.

A previsão é que entre três a cinco meses a barra de areia da lagoa será reconstruída pela deposição de resíduos oriundos do mar. A barra é naturalmente recomposta pelo movimento do oceano.

{loadposition tague}

“A ação de reconstrução desta barra de areia não pode ser realizada por tratores e sim pela própria natureza. O rompimento da barra de areia, por ser natural, não causa danos ao ambiente e, ao contrário, contribui para a renovação do ecossistema da lagoa”, esclarece o secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram na Lagoa de Iriry no dia 10, e confirmaram se tratar, realmente, de um fenômeno natural.

Fonte PMRO

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR