Exibição de “A Onda” marca lançamento de cineclube universitário

Exibição de “A Onda” marca lançamento de cineclube universitário
Exibição de “A Onda” marca lançamento de cineclube universitário

Exibição de “A Onda” marca lançamento de cineclube universitário

Primeira sessão ocorre nesta quinta-feira, 2 de junho, seguida de debate sobre controle social

ConheCinema é o nome do cineclube da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. Nele serão apresentados filmes, seguidos de debates com a presença de professores de diversas áreas. O cineclube vai acontecer uma vez ao mês a cada semestre letivo, e é um projeto criado pelos alunos Rodrigo Cintra, Andresa Monteiro, Cíntia Rocha, Pablo Lista, Marcio Fujarra e Pamela Gonzalez, sob a orientação dos professores Daniel Paes e Evangelo Gasos, com o objetivo de motivar discussões sobre assuntos que filmes e documentários possam gerar na sociedade. A edição piloto do ConheCinema vai mostrar o filme “A Onda”, nesta quinta-feira, dois de junho, às 14h, no auditório principal, com a presença da professora convidada do curso de Psicologia Cidiane Vaz, trazendo como sugestão de tema para debate o “controle social”, pensando o atual cenário político que o Brasil está vivenciando. O evento está aberto a alunos de todos os cursos e demais interessados no assunto.

Fã de cinema e um dos alunos organizadores do projeto, Rodrigo Cintra, conta que a ideia da criação do ConheCinema surgiu da proposta de utilizar filmes como forma de pesquisa para complementar conteúdos dados em sala de aula: “Eu ficava pensando o quão legal seria outros alunos usarem o mesmo método para linkar ao o que estão aprendendo. É divertido aprender assim.” O critério para a escolha dos filmes é trazer sempre algo que adicione conhecimento e entretenimento, provocando o público a iniciar debates.

Um dos professores orientadores do projeto, Daniel Paes, disse que iniciativas provenientes dos alunos como essa devem ser valorizadas. “É uma iniciativa muito interessante porque busca trazer filmes que de alguma forma se articulam com as áreas de saber. Então, a proposta do ConheCinema é trazer filmes que se correlacionem com os temas dos cursos da Veiga daqui do campus de Cabo Frio, criar um público que vai ser plural, isso é, um público de vários cursos diferentes assistindo aos filmes e debatendo”, comenta o professor. Paes ainda acrescenta que todos os professores, independente do curso, tem filmes que acreditam ser interessantes para passar para os alunos e discutir determinada matéria. E na verdade, todo mundo tem um pouquinho disso. Ou vai dizer que você nunca indicou um filme para um amigo porque queria debater sobre ele depois?

Andrea Luiza Collet

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR