Diabetes e doenças cardiovasculares: uma combinação perigosa

Diabetes e doenças cardiovasculares: uma combinação perigosa
Diabetes e doenças cardiovasculares: uma combinação perigosa

Diabetes e doenças cardiovasculares: uma combinação perigosa

A doença, segundo os médicos, é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o entupimento das artérias, principalmente das pernas e pés. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2014, cerca de 7% da população brasileira tem a doença, sendo mais comum nas mulheres.

O cardiologista João Alexandre Farjalla explicou que o diabetes agride as artérias que levam o sangue ao coração e as principais causas de morte dos diabéticos são por doenças coronarianas.

“Quando a enfermidade se instala, potencializa outras condições de risco, como a pressão alta e o colesterol elevado. O diabetes é uma espécie de combustível perverso, difícil de ser removido e pronto para causar muitos problemas”, disse.

{loadposition tague}

O diabetes tipo II oferece mais risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. A má alimentação, falta de atividade física regular e de acompanhamento médico adequado são hábitos que devem ser modificados. Cuidados dietéticos protegem o pâncreas, e dessa forma evita seu esgotamento precoce quanto à capacidade de produção de insulina.

Prevenir o diabetes é fundamental para afastar as doenças cardiovasculares. No entanto, o cardiologista Matheus Sigiliano Carneiro alertou para as formas de prevenção das doenças coronarianas.

“Em pessoas com diabetes, a orientação é reduzir a gordura abdominal e controlar melhor os níveis de pressão arterial, colesterol e glicose, diminuindo os riscos de infarto e de AVC. Já os que não desenvolveram nenhum fator de risco devem manter uma alimentação saudável e exercício físico regularmente”, finalizou.

Fonte Tathiana Campolina

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR