Destinos de Mata Atlântica movimentam o turismo no Brasil

Bioma abriga 115 unidades de conservação, entre elas o Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do país.

Presente em 17 estados e considerada Patrimônio Nacional da Humanidade, a Mata Atlântica abriga alguns dos principais destinos turísticos brasileiros em 115 unidades de conservação. São florestas, restingas e manguezais, em 1,3 milhão de quilômetros quadrados de rica biodiversidade de fauna e flora.

É neste território que está, por exemplo, o Parque Nacional da Tijuca, que no ano passado recebeu 3,1 milhões de visitantes, um recorde histórico. A fim de alertar para a necessidade de preservação deste ecossistema, o país celebra no dia 27 de maio, o Dia Nacional da Mata Atlântica. É neste bioma que são gerados cerca de 70% do Produto Interno Bruto brasileiro e onde vivem aproximadamente 120 milhões de brasileiros.

O bioma também abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, 261 espécies de mamíferos, 200 de répteis, 370 de anfíbios, 350 de peixes e 849 de aves. Entre os roteiros turísticos de destaque está o Mata Atlântica de Minas, um projeto apoiado pelo programa Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Turismo.

O circuito inclui os municípios de São Domingos do Prata, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Açucena, Belo Oriente, Marliéria, Santana do Paraíso e Timóteo. Como parte deste roteiro está a visita ao Parque Estadual do Rio Doce, local com uma rica vegetação e mais de quarenta lagoas naturais. Lá é possível observar animais como o jacaré de papo-amarelo, a onça pintada e o macaco mono-carvoeiro, o maior primata das Américas.

Mtur 

COMPARTILHAR