Decoração natalina com reciclados é destaque em Macabu

Decoração natalina com reciclados é destaque em Macabu
Decoração natalina com reciclados é destaque em Macabu

Decoração natalina com reciclados é destaque em Macabu

Garrafas pet, madeira de demolição, madeira em MDF, microlâmpadas e mangueiras de led dão um contraste especial e tipicamente natalino na Praça Dr. José Bonifácio Tassara, no município de Conceição de Macabu. É o Macabu Natal Encantado, nome sugestivo para a época, e que encanta moradores e turistas da pacata Macabu, localizada na região Norte Fluminense do Estado.

Em sua segunda edição, o movimento leva muito mais que um espetáculo de luzes e cores para o principal ponto de encontro da cidade, a Praça Central, revela a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente em meio às diversas mudanças climáticas no mundo.

Ao todo, mais de 10.000 (dez mil) garrafas pet que seriam descartadas em lixos, córregos, matas e em aterros sanitários, ganharam cores, luzes, símbolos natalinos. Papai Noel, bonecos de neve, velas, guirlandas, bolas e até a bota do bom velhinho despertam a atenção de quem passa pela Praça Central, impossível tanta beleza fugir dos cliques.

natalreciclado1 natalreciclado3

Bem no centro da Praça, lá está ela, reluzente com suas 3.100 (três mil e cem) microlâmpadas e dois globos de led, a árvore de Natal, confeccionada com mais de 4.000 (quatro) mil garrafas pet, toda a estrutura montada em vergalhão e telas. São quase 08 metros de altura de pura beleza e encanto, e claro, não podia faltar o toque especial, a estrela revestida de led. Anjos e renas feitos com sacolas plásticas, ao redor da arvore despertam o imaginário de quem passa por ali.

Em frente à Praça Central, o espaço que antes era o ponto de parada e partida da velha Maria Fumaça, agora é ponto de atração turística. No espaço, peças natalinas com tom rústico, formam um contraste especial com os tijolos maciços da antiga Estação Ferroviária. Vasos de barro, plantas da espécie suculentas, peças em MDF unidas a peças de ferro e alumínio, e um presépio feito com madeira de demolição com acabamento em MDF dão um toque especial e charmoso a Estação.

Por trás de toda esta beleza, cores e luzes, protagonistas desta grande magia trabalharam duro nos bastidores, para dar origem e formas a centenas de peças criativas e sustentáveis. São artesões, instrutores de oficinas, orientadores sociais, usuários e equipe de apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da prefeitura municipal. Meses de trabalho e planejamento garantiram o espetáculo de luzes, cores e sustentabilidade.

Fonte PMM

{loadposition facebook}

COMPARTILHAR