OPINIÃO > MATEUS MARINHO: Daniel Alves está fora da Copa: e agora Tite?

Daniel Alves sofreu uma lesão no joelho direito
Mateus Marinho
A torcida brasileira recebeu uma péssima notícia nesta sexta (11): a confirmação do corte de Daniel Alves da Copa do Mundo. Dani sofreu uma desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o ligamento se soltou de um osso. Não chega a ser um rompimento, mas é uma lesão complexa.
A pergunta que fica é quem assume a lateral direita? Três nomes despontam como favoritos, em virtude de suas recentes convocações: Fagner, do Corinthians, Danilo, do Manchester City e Rafinha, do Bayern de Munique. Acontece que os três nunca foram unanimidades na seleção, muito pelo fato de Dani ser titular absoluto há anos.
Ficamos órfãos de um dos pilares do time com a Copa batendo à porta. Dani é, sem dúvidas, um dos melhores jogadores do elenco, tecnicamente falando. É um dos maiores campeões de toda a história do futebol, com 36 títulos na carreira. Aos 35 anos Dani iria pra sua terceira Copa do Mundo, com grandes chances de ser capitão e reviver Cafu, ao levantar a taça de campeão do mundo.
Vale lembrar que a convocação para a Copa será realizada na próxima segunda (14). A FIFA diz que toda seleção tem até 24h antes da estreia na competição para substituir algum nome. Mas mesmo assim, Dani Alves não tem chance, pois não irá se recuperar a tempo.
Uma possível opção para a lateral direita é Fabinho, do Mônaco. Apesar de estar jogando no meio ultimamente, já provou seu valor como lateral. Merecia ter tido mais chances na seleção. Talvez Tite não contasse com uma situação dessas. Mas, o tempo perdido com as não convocações o tiraram da disputa.
Lamentos e conjecturas depois, ainda não sabemos quem assume a lateral direita. Uma coisa é certa: quem entrar não vai estar no mesmo nível de Daniel Alves, isso é fato. Mas o apoio da torcida brasileira pode fazer com o que o substituto se supere e jogue em alto nível. Pro bem da Seleção, torcemos por isso.
Pitaco do jornalista: Eu levaria Fagner e Danilo, e definiria o titular nos treinos.