Crianças de Casimiro de Abreu aprendem conceitos de trânsito

Projeto da Guarda Municipal será realizado em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino

Educar para o presente e futuro. Este é o objetivo do Projeto Escolinha de Trânsito da Ronda Escolar. No dia 3/7, a Creche Municipal Emília Bastos Muzy, em Rio Dourado, recebeu a ação que ensinou leis de trânsito para os alunos com idades de três e quatro anos.

O projeto, que vai passar por toda a Rede Municipal de Ensino, conta com um circuito montado para simular o trânsito nas ruas. Semáforo, radar de velocidade e faixa de pedestres fazem parte da mini cidade por onde as crianças passam usando bicicletas. As orientações sobre as regras de trânsito são passadas o tempo todo para que os pequenos entendam o que devem ou não fazer.

“O Projeto Ronda Escolar já é realizado por uma equipe especial da Guarda Municipal, inclusive no período de férias. Nosso objetivo é sempre levar conhecimento e formar cidadãos. Agora estamos inovando levando mais esse apoio no ensino”, declarou o subsecretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Renato Pires.

Para as crianças a aula foi diversão junto com conhecimento. Enquanto uns faziam o trajeto de bicicleta, outros faziam o papel de pedestre, aprendendo a atravessar a rua somente quando o sinal permitisse. Até simulação de atropelamento foi feita, para que as crianças tenham a real noção do perigo de não ter atenção no trânsito.

Huan Thalyz Magalhães, de apenas quatro anos, foi um dos alunos que participou da aula. Antes de ser aluno da Creche, ele foi atropelado por atravessar a rua sem olhar para os lados. Mas, depois de receber as instruções ele garante que aprendeu a lição. “Nunca mais vou atravessar a rua sem dar a mão para meus pais”, prometeu Huan.

Fonte PMCA

COMPARTILHAR