Criação de polo cervejeiro promete impulsionar o setor no interior do Rio

Centro de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Friburgo
A criação do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo promete impulsionar o setor no interior do Estado do Rio. O Governo do Estado sancionou a Lei Nº 7.954, que cria o Polo e estabelece a Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio de Janeiro. A novidade foi anunciada na semana em que Friburgo comemora aniversário de 200 anos.
O Polo vai abranger cidades do entorno de Nova Friburgo que compõem a Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis. A medida visa promover a cultura cervejeira e apresentar medidas benéficas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local.
“A lei foi criada com o intuito de consolidar a região como produtora de cerveja artesanal, além de congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento”, disse um dos autores da proposição na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Waldeck Carneiro.

Calendário de eventos

O Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo contará com um calendário de eventos envolvendo as 12 cidades integrantes. A Festa Anual da Cerveja Artesanal, além de reunir produtores das cidades integrantes do Polo, também vai agregar outros produtores do Estado do Rio de Janeiro.
Os 12 municípios incluídos na região possuem uma população de 370 mil habitantes, aproximadamente. Com a criação do polo, diversos setores da economia serão movimentados, como o setor hoteleiro, comércio, gastronômico e industrial.
Friburgo tem história na produção de cerveja artesanal. A primeira fábrica cerveja foi instalada há mais de 150 anos. Em 1861, o alemão Pedro Gerhardt solicitou à Câmara Municipal autorização para iniciar sua produção. Atualmente a cidade conta com aproximadamente 25 marcas de cerveja, sendo que 16 encontram-se operando regularmente, enquanto as outras estão em fase de implantação.