Constipação Intestinal atinge cerca de 25% da população

Constipação Intestinal atinge cerca de 25% da população
Constipação Intestinal atinge cerca de 25% da população

Constipação Intestinal atinge cerca de 25% da população

Basicamente, fala-se em constipação intestinal quando os padrões dos movimentos intestinais mudam. A frequência da evacuação pode diminuir ou se tornar difícil e dolorosa. Cerca de 25% da população sofrem de constipação. Mulheres grávidas têm maior tendência a serem constipadas, e devem prestar muita atenção na composição da medicação que tomam. Os sintomas mais comuns são: cãibras estomacais, sensação de inchaço e distensão abdominal.

Alguns fatores podem provocar a constipação como a falta de atividade física e sedentarismo, ingestão insuficiente de líquidos, alimentação pobre em fibras, Síndrome do Cólon Irritável, câncer do cólon ou do reto, alto nível de cálcio no sangue e alguns medicamentos. No entanto, algumas pessoas sofrem de constipação crônica, sem causa determinada.

Seguir uma alimentação saudável, rica em fibras, diminuir a ingestão de pães, bolos, doces, leite e derivados, beber bastante líquido, fazer atividade física regularmente podem ser a melhor solução.

Aumente o consumo de grãos e cereais integrais, pão integral, trigo para quibe, germe de trigo tostado, torrada integral, pão preto, aveia em flocos, bolachas com fibras, feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, mamão, abacate, uva, kiwi, maçã com casca, laranja com bagaço, maracujá com sementes, frutas secas, coco, nozes, castanha-de-caju, amendoim torrado com casca, azeitona, verduras de folhas e verduras com talo.

Lembre-se que um aumento de fibras na alimentação deve ser sempre acompanhado de uma ingestão maior de água, para não ocorrer o efeito contrário do esperado.

Receita coquetel laxativo:

– ½ mamão papaya sem sementes (reservar as sementes);
– 1 laranja com bagaço e sem sementes;
– 4 ameixas pretas secas sem caroço (já de molho de véspera em ½ copo de água);
– 2 colheres (sopa) farelo de trigo ou aveia;
– ½ copo iogurte desnatado;
– ½ copo água gelada;
Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em jejum com as sementes de mamão (sem mastigar). Consumir uma vez por dia

Danuza Lima
Nutricionista

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