Conheça o longboard dancing e o skatista de São Pedro campeão mundial da modalidade

Skatista Brenno Brélvis é campeão mundial de longboard dancing | Foto: Divulgação
O longboard dancing é uma modalidade ainda pouco conhecida para quem não é adepto ao mundo do skate. Nela o praticante usa o longboard, aquela prancha maior, para fazer manobras mais “dançantes” e menos radicais do que as que estamos acostumados a ver nos campeonatos do tipo X-Games (veja os vídeos abaixo).
O longboard é mais utilizado por quem usa o skate como meio de transporte ou apenas por lazer, para passear, sem foco em manobras radicais. Mas o crescimento do longboard dancing mostra que o equipamento também pode ser usado com muita criatividade.
O skatista Brenno Brélvis, de São Pedro da Aldeia, tem se destacado na modalidade, acumulando viagens e bons resultados em campeonatos da categoria. Seu título principal foi em 2016, quando conquistou o título mundial no “So You Can Longboard Dance”, em Eindhover, na Holanda.
Brenno Brélvis é natural de São Pedro da Aldeia (RJ) | Foto: Divulgação
Agora em 2018 Brenno ficou em segundo lugar em uma competição em Viena, na Áustria. O próximo desafio é a disputa da 2ª Etapa da Liga de Longboard Dancing Freestyle, em São Paulo. A etapa do maior campeonato brasileiro da modalidade será no dia 14 de julho na Marquise do Parque Ibirapuera. O campeonato terá categorias masculina e feminina.
Para a competição, Brenno preparou uma nova coreografia com passos de capoeira e referências à cultura dos negros escravizados.
“A ideia é homenagear as raízes do povo brasileiro. Antigamente, os escravos tinham que disfarçar sua luta marcial em forma de dança para não serem pegos pelos senhores. Assim que surgiu a capoeira. Acho que a gente tem que valorizar a história do nosso povo”, disse o atleta, que acaba de voltar da Áustria, onde levou o 2º lugar na Push Race, uma corrida em volta do Ernst-Happel-Stadion, o estádio municipal de Viena.
Os movimentos de Brenno são baseados na esquiva da capoeira, movimentos ritmados para desviar dos ataques adversários. Serão as primeiras vezes que Brenno vai apresentar os novos movimentos em uma competição de longboard dancing.